Foz celebra 202 anos de Independência do Brasil com desfile na Av. Pedro Basso

Evento cívico-militar trouxe a participação de alunos, órgãos de segurança e Forças Armadas

Na manhã de sábado, 7 de setembro, Foz do Iguaçu comemorou os 202 anos da Independência do Brasil durante o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Pedro Basso, no centro da cidade.

Cerca de 15 mil pessoas estiveram presentes durante a celebração, incluindo o prefeito Chico Brasileiro e a primeira-dama Rosa Maria Jeronymo, bem como secretários municipais, autoridades civis e militares, e líderes religiosos.

Para o Prefeito Chico Brasileiro, “comemorar o dia 7 de setembro é exaltar a Independência e o processo de construção da nação. É impressionante perceber como conseguimos construir um país tão diverso e, ao mesmo tempo, tão único como o Brasil. Por isso hoje, neste desfile, temos mais uma oportunidade de celebrar e valorizar nossa pátria”.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras, seguido pelo desfile de civis e militares. A abertura do evento foi marcada pela participação da Guarda Mirim e, na sequência, das instituições de ensino da rede municipal, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), para celebrar a melhor marca na história de Foz no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de colégios particulares e do Estado.

A cerimônia também recebeu a presença do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEc), Capitania Fluvial do Rio Paraná (Marinha), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (Aeronáutica), Departamento Penitenciário do Paraná (DEPEN/ PEF I e PEF II), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Guarda Municipal e grupos de escoteiros.

Ritismery Alves do Amaral fez questão de acordar bem cedo para acompanhar de perto o marido e o irmão, que desfilaram junto à Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec). “Na nossa família já virou tradição. É um sentimento único ver eles participando, por isso sempre procuramos pelo melhor lugar para prestigiar”, explicou a moradora iguaçuense.

AMN