Curta “Quando seus olhos encontram os meus” emociona público em Foz do Iguaçu

O filme, inspirado em histórias reais de pessoas diagnosticadas com câncer ocular, já pode ser visto nos canais do Melanoma Brasil e Instituto Renascimento no YouTube

Quando arte e informação se unem, a transformação acontece — como a mágica do cinema. É exatamente essa a proposta do curta-metragem “Quando seus olhos encontram os meus”, lançado na noite desta terça-feira (7), no Cine Cataratas, em Foz do Iguaçu.

O filme já está disponível nos canais do YouTube do Instituto Melanoma Brasil e do Instituto Renascimento, parceiros na produção, junto com a Medison Pharma Brasil.

A proposta combina a força da arte como instrumento de sensibilização, com compromisso de conscientizar e empoderar a população sobre uma doença séria e muitas vezes silenciosa.

O curta surge como uma poderosa ferramenta de esclarecimento e prevenção sobre o melanoma uveal, um tipo agressivo de câncer ocular ainda pouco divulgado e conhecido.

Com casa cheia, o lançamento do curta trouxe luz a uma doença que, se diagnosticada precocemente — por meio de um simples exame oftalmológico —, tem chances significativamente maiores de cura. A plateia entendeu o recado e se comprometeu com a proposta desta mobilização por saúde e vida.

O evento reuniu em Foz do Iguaçu os idealizadores e patrocinadores da produção: Edson Paixão, presidente da Medison Pharma Brasil; Kely Nascimento, atriz e fundadora do Instituto Renascimento; Dr. Rogério Acquaroli, diretor médico da Medison Pharma Brasil; Dr. Rodrigo Munhoz, médico oncologista clínico do Hospital Sírio-Libanês e integrante do Conselho Consultivo do Melanoma Brasil; e Rebecca Montanheiro, presidente do Instituto Melanoma Brasil, criado por ela há 11 anos, baseado na sua experiência de um melanoma de pele.

Em 2024, o Instituto Melanoma Brasil começou a acolher diversos pacientes diagnosticados com melanoma uveal, uma doença totalmente distinta do melanoma cutâneo. Foi quando a ONG percebeu a necessidade de se aprofundar sobre o tema para poder melhor receber esses pacientes e também informar a população sobre a necessidade de prevenção. Para isso, se uniu à Medison Pharma Brasil.

Para o presidente da Medison Pharma Brasil, Edson Paixão, “o despertar da consciência sobre esta doença se faz necessário. Nós entendemos, como centro médico, que a nossa missão é levar informação de forma efetiva e disponibilizar as tecnologias existentes a favor da população”.

O que mais emocionou Kely Nascimento nesse projeto foi o relato de muitos pacientes que ao receberem o diagnóstico da doença estavam sozinhos num consultório. “Isso é muito devastador. Por isso, é muito importante contar com uma rede de apoio. Os pacientes não querem ser uma mera estatística, mas sim ser vistos como pessoas”.

O oncologista Dr. Rogério reforça a importância do conhecimento sobre a doença e da necessidade de os pacientes se cercarem de profissionais qualificados para seguir adiante no tratamento. “Uma combinação que faz toda a diferença.”

O evento reuniu em Foz do Iguaçu os idealizadores e patrocinadores da produção. Foto: Kiko Sierich.

Também oncologista, Dr. Rodrigo conta que, quando teve início o projeto, “havia muito pouca pesquisa sobre o melanoma uveal. Foi necessário muito estudo para criar um banco de dados sobre a doença. 0 Brasil registra mais de mil casos de câncer ocular por ano, segundo dados do Inca.

Depois dos agradecimentos aos convidados, Rebecca Montanheiro finalizou dizendo que a visão mais bonita é aquela que enxerga o valor da vida. “Que possamos sair daqui hoje mais atentos, mais conscientes e mais inspirados para cuidar de nós mesmos e do próximo”.

O filme

Com 18 minutos de duração, o curta-metragem é inspirado em histórias reais e acompanha Fabiano, um pai viúvo que descobre um câncer ocular em um simples exame de vista. A partir do diagnóstico, a rotina com sua filha adolescente se transforma.

O roteiro é assinado por Kely Nascimento, com direção de Bruno Kott, e consultoria do oncologista Dr. Rodrigo Munhoz, do Hospital Sírio-Libanês. A produção é uma parceria do Instituto Renascimento com o Instituto Melanoma Brasil.

Texto: Assessoria.