Concerto Português que circula o mundo, faz única apresentação gratuita em Foz do Iguaçu.

“2016” é o nome do concerto multimídia, que estreou em Paris e Lisboa em 2019, e reúne obras musicais inéditas para piano, violino e violoncelo, da autoria de João Vasco, pianista erudito com vinte anos de carreira e um percurso assinalado em países de 4 continentes. Para cada obra musical o pianista (e também videasta premiado) João Vasco, criou filmes inéditos que, em palco, dialogam com a performance musical. Nesta passagem pelo Brasil, todas as apresentações serão gratuitas, e o concerto realiza sessão na cidade Iguaçuense, no Teatro Municipal de Toledo (7/2), e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (10/2) onde foi contemplado pelo edital “Municipal em Cena” e conta com o apoio do Theatro Municipal carioca, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Para além da influência de todo o repertório interpretado durante o seu percurso, que compreende os estilos musicais eruditos desde o Barroco até à contemporaneidade, João Vasco assume em ”2016” influências estéticas delineadas, entre elas o compositor Ryuichi Sakamoto  que é marcadamente a principal, concretamente através do disco “1996”. Além deste, inspirou-se em obras de compositores como Schubert, Chopin, Stravinsky, Schnitke e Ligeti, minimalistas como Steve Reich e Philip Glass e também portugueses como Carrapatoso e Sassetti.

O projeto conta ainda com o apoio do Governo da República Portuguesa, através da Direção Geral das Artes (DG Artes)

Sobre o diretor artístico e autor

João Vasco é professor de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional, divide-se entre os palcos, o ensino, a fotografia e o vídeo. Atuou em vários países na Europa, América do Norte e do Sul, África e Ásia, e nas salas e teatros mais importantes em Portugal. Além de outros projetos que tem apresentado em vários países, é também autor e intérprete do CD “Alémfado”, para piano – solo; o DVD “Tocando Portugal” do trio Rumos Ensemble; o CD “2016”, que é o seu primeiro trabalho como compositor e intérprete, para trio com piano; o CD “20Fingers – de Mozart a Chico Buarque, com o pianista Eduardo Jordão.

Durante o confinamento de 2020 compôs o seu primeiro concerto para piano e orquestra, que estreou no último ano.

É diplomado pelo Conservatório Nacional de Lisboa (prof. António Toscano) licenciado pela ESML (prof. Miguel Henriques) e Mestre em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Como designer gráfico, fotógrafo e videasta atua com instituições culturais e músicos portugueses. Desde 2010 coordena o departamento de imagem da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EMCN). Em 2014 realizou o curta metragem “A Carruagem”, indicada no 9º Concurso do Inatel, apresentada no “Shortfilm Corner” em Cannes e vencedora do “Grand Prix Cinerail” em Paris. Em 2017 realizou a curta metragem documental “O Entalhador ou A Oficina Mais Bela do Mundo” seleccionado para festivais de cinema na América e Europa e transmitido em países de quatro continentes, tendo ganho o prémio do público na 18ª edição do “Lucania Film Festival” no sul de Itália. O seu último filme “111 671 – Balada para um piano” é uma longa metragem documental já selecionado e chancelado em Festivais Internacionais de Cinema.


Sobre a produção

Fabrício Chianello é formado ator pela escola de Teatro Vila Lobos, no Rio de Janeiro, e Publicitário pela UNESA. Atua no segmento cultural desde 2006, tendo produzido os mais diversos artistas e espetáculos teatrais. No segmento publicitário, chefiou a parte de marketing do Teatro da Associação Médica Fluminense (UNIMED), tendo realizado as mais diversas ações junto a empresas como Porto Seguro Seguradora, Unimed, O Globo, TVA, Leroy Merlin. Além das empresas no segmento publicitário, nas leis de incentivo a cultura, já atuou com promoção e relacionamento junto a Transpetro/BR, State Grid Holding S.A., SESI Nacional e CEMIG/MG. Foi o último Produtor do ator Pedro Paulo Rangel, falecido em 2022, e com quem circulou por cidades brasileiras o espetáculo “O Ator e o Lobo”. Produziu os espetáculos “Parabéns Sr. Presidente” com Danielle Winits e Christine Fernandes; “Em Casa a Gente Conversa” com Cássio Reis e Juliana Knust e atualmente circula com o espetáculo “Autobiorgrafia Autorizada” com o ator Paulo Betti. Com mais de cem espetáculos na carreira, o produtor também realiza e idealiza eventos culturais, como foi o caso do projeto “Vem Pra Brasil”, lançado em 2022 na cidade de Foz do Iguaçu, idealizado pelo profissional.

 

SERVIÇO

2016

Concerto Multimídia

Dia 4 de fevereiro às 20h

Entrada franca

Ingressos: sympla.com.br

Link direto para retirada: https://www.sympla.com.br/evento/2016/1859527?_gl=1*1cpofxl*_ga*MTA0OTY4OTE1My4xNjY1MjQwNjI0*_ga_KXH10SQTZF*MTY3NDc0NzM3Mi41Ni4xLjE2NzQ3NDc2ODUuMC4wLjA.

Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

Rua Benjamin Constant, 62, Centro

Lotação 100 lugares

Classificação etária: 10 anos

 

Realização: Espaço Carioca, Smille Produções Artísticas e Ymbu Entretenimento

Apoio Foz do Iguaçu: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Viale Hotéis, DoubleTree by Hilton Foz do Iguaçu, Pátio Pomare, Energia Pura, Cheff Lopes Gourmet, Clube GRESFI, Rafain Churrascaria Show, Urbia Cataratas, Almanaque Futuro

Promoção: RPC Foz do Iguaçu

 

Assessoria