Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu divulga programação do II Carnaval da Brasil

Sem cobrança de ingresso ou presença de catracas, o propósito do evento é remontar os carnavais de rua do município, com artistas locais; a agenda é alternativa ao Carnafalls, calendário oficial da Fundação Cultural

Os foliões de Foz do Iguaçu, que gostam de brincar o carnaval de rua, podem começar a preparar as fantasias. O II Carnaval da Brasil foi confirmado e será realizado na Avenida Brasil, no dia 12 de fevereiro (segunda-feira), às 18 horas, livre de catracas ou cobrança de ingressos. Organizado pelo Bloco do Papai Urso, com apoio do Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu e do Núcleo de Empresários da Avenida Brasil, o evento tem como objetivo remontar o carnaval de rua do município, com artistas independentes – a expectativa é reunir cerca de dois mil participantes.

Foto: Acervo PAPAI URSO

 

“O Carnaval de rua é a festa popular mais democrática do Brasil, ou pelo menos deveria ser”, afirma Clóvis Quadros, presidente do Bloco do Papai Urso e organizador do evento, ao explicar que o Carnaval da Brasil é o resultado do anseio de grupos que buscam viver o espírito carnavalesco, livre de padrões e formatações prepostas, seja pelo setor turístico-hoteleiro, ou pelo calendário da prefeitura. “É um encontro da população, para viver a leveza e a diversão do Carnaval de rua, sem visar lucros ou atender a interesses políticos ou particulares”.

A primeira edição do Carnaval da Brasil foi realizada em 2023, e reuniu cerca de 800 pessoas. Segundo Clóvis, a escolha do local deve-se à proposta do grupo organizador para dar protagonismo à principal via da cidade – a Avenida Brasil – considerada “marco zero” e uma das vias do corredor turístico iguaçuense.

Fortalecer entidades e iniciativas de cultura popular do município, democratizar o acesso da população à festa, fomentar o comércio local e de ambulantes, estimular o Carnaval de rua, bem como a criação de novos bloquinhos, são os objetivos do Coletivo de Cultura Popular. “O Carnaval da Brasil vem para ampliar as opções da folia em Foz do Iguaçu, tornando-se a principal atração alternativa ao Carnafalls”, explica o organizador.

“Tendo em vista o sucesso de 2023, o alinhamento com comerciantes e a ausência de ocorrências, aliado ao fato de ser uma iniciativa que parte de um coletivo da cultura popular, vejo a iniciativa de forma muito positiva. Acredito que este formato pode se tornar uma tradição e uma opção a mais, tanto para a comunidade, quanto para turistas que visitam  a região trinacional. Por esse motivo, vejo o projeto com bons olhos”, afirma Juca Rodrigues – diretor-presidente da Fundação Cultural. O 2º Carnaval da Brasil foi um dos projetos  contemplados pelo Fundo Municipal de Incentivo Cultural (Contrato nº 341/2022), conforme publicado no Diário Oficial do Município nº 4845 em 21/12/2023.

Como uma das obrigações, a organização deverá realizar a prestação de contas por meio de Relatório de Execução de Atividades, com evidências de custos e registros fotográficos do evento, atrelado à planilha orçamentária pré-aprovada no projeto. Neste caso, o proponente do projeto é o Bloco do Papai Urso, com a idealização do Coletivo de Cultura Popular de Foz do Iguaçu.

Guiarone Macedo Teixeira, coordenador do Núcleo de Empresários da Avenida Brasil, declara que a entidade apoia a iniciativa, tendo em vista a representatividade histórica e econômica da região. “Apoiamos a ocupação festiva da Avenida, que é importante para nós comerciantes, como também para todo o povo iguaçuense. A Avenida Brasil é uma via histórica, de desenvolvimento econômico e cultural, que está intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano”, explica Guiarone.

Folia e arte

Para agitar os foliões, a programação traz à Avenida a cultura popular do afoxé, baterias de percussão e grupos de Maracatu, ritmo pernambucano (séc. XVIII), originário da cultura africana, indígena e portuguesa. As atrações confirmadas são: o Afoxé Ogúm Funmilayó, bateria do Bloco Demorei Mas Cheguei, Bloco do Papai Urso e da Mocidade Unida do Porto Meira, grupo Baque Mulher-Foz, Kaburé Maracatu, Maracatu Alvorada Nova e discotecagem feita pelo DJ Mano Zeu.

A organização explica que a cada nova edição um artista local será escolhido para assinar a identidade visual do evento. E nesta edição, o designer gráfico, André Crevilaro, é o artista da vez. Crevilaro explica que as formas humanóides presentes na obra “Entrelaçados” dançam em celebração ao Carnaval, rendendo-se aos encantos da folia e da avenida vermelha. “É um tributo à comunidade Pés Vermelhos paranaenses, refletindo a identidade desta celebração. É uma ode aos ritmos pulsantes que percorrem as veias da cidade, incorporando a essência vibrante ao Carnaval em Foz do Iguaçu”, explica o autor da obra.

Tendo em vista que o evento será realizado em via pública, a organização informa que as pessoas podem levar cadeiras, comidas e bebidas, mas garrafas e copos de vidro são proibidos. Para garantir o conforto dos foliões haverá banheiros químicos, segurança particular e ambulância. Os organizadores entraram com pedido de reforço de patrulha às entidades da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A área será isolada e o trânsito será redirecionado para ruas adjacentes, com ações coordenadas pela equipe do Foztrans.

 

Serviço

Data: 12 de fevereiro de 2024

Horário: 18h até 00h

Local: Av. Brasil, nº 330-450, na quadra da Calce e Pague.

Ingresso: Entrada franca, o evento acontecerá na rua e sem catraca.

 

Assessoria Renata Thomazi