“Canta Foz” e Banda do 34º Batalhão se unem para abrilhantar as Olimpíadas das APAEs em Foz.
Evento estadual será realizado de 25 a 29 de agosto no Ginásio Costa Cavalcante, reunindo atletas de todo o Paraná em uma celebração de inclusão e superação.
*Por Eliane Luiza Schaefer_
Nesta quarta-feira, 13 de agosto de 2025, o Coral Canta Foz realizou um ensaio especial ao lado da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado. A apresentação marcará a abertura da XXIII Olimpíadas Especiais Estaduais das APAEs, realizada de 25 a 29 de agosto, no Ginásio Costa Cavalcante, em Foz do Iguaçu. Durante a cerimônia, os músicos serão responsáveis pela execução do Hino Nacional, Hino do Paraná e da Canção da APAE.
O projeto Coral Canta Foz, reúne cerca de 41 integrantes da comunidade local. O grupo se destaca pela diversidade de repertório, sempre prezando pela qualidade técnica e pela inclusão de novos talentos. Para o seu maestro, participar de um evento como as Olimpíadas das APAEs é mais do que uma apresentação: é uma oportunidade de democratizar o acesso à música e proporcionar uma experiência a quem, muitas vezes, nunca subiu em um palco. “É uma honra para Foz. Muitos integrantes terão seu primeiro contato com o palco. Nós levamos ensino, preparação e abrimos portas para novasoportunidades”, afirmou o maestro Geferson Luís Fell.
À frente do Coral Canta Foz está o maestro Geferson Luís Fell, profissional com sólida formação e trajetória de destaque na música paranaense. Graduado em Licenciatura em Música, Fell possui pós-graduações em Musicoterapia, Arte na Educação (música, teatro e dança) e Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia. Com quase duas décadas de experiência, atua também na regência de outros coros da região Oeste do Paraná, incluindo o Coral de Itaipu Binacional.
O evento
A Olimpíada Estadual das APAEs é realizada a cada três anos e reúne delegações de diversas cidades do Paraná. O número oficial de participantes deste ano é de 1210 atletas. A programação inclui competições esportivas adaptadas, atividades culturais e momentos de integração, fortalecendo valores como superação, respeito e inclusão.

Significado especial
Para Lucimar Maier, integrante do Coral Canta Foz e professora de artes da Apae, participar da abertura das Olimpíadas é motivo de orgulho. “Estamos organizando tudo com muito carinho. Levar sonoridade aos ouvidos de quem estará assistindo e, principalmente, aos alunos, é algo que não tem palavras para descrever”, declarou.
O envolvimento do coral e da banda militar simboliza a união entre arte e esporte em prol da inclusão. Mais do que executar músicas, a participação de ambos reforça o caráter comunitário do evento, que aproxima diferentes setores da sociedade em torno de um mesmo ideal: valorizar talentos e criar oportunidades para todos.
