O encontro das crianças com os professores e demais servidores na área da Educação, e, o envolvimento
dos pais, movimenta mais de 1/4 da população; o início deste ano letivo agrega muitas novidades e valores.
Os mais de 25 mil estudantes matriculados nas 50 escolas e nos 41 centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu, os CMEIs, iniciaram as aulas nesta semana. As turmas foram recebidas na última segunda-feira, 21 de fevereiro.
Mais de 3.300 servidores que atuam na rede municipal de ensino, estavam à espera dos alunos. São professores, secretários, diretores, atendentes, merendeiras, assistentes sociais e psicólogos; servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação. Considerando o momento, em verdade um grande encontro, somado ao acompanhamento dos pais, a volta às aulas na cidade movimenta mais de 1/4 da população.
A Prefeitura trabalhou durante o período em que as crianças permaneceram em casa e o regresso às salas de aulas necessitou de um grande empenho em planejamento, considerável investimento em obras, reformas em toda a rede, construção de novas unidades, além da contratação de mais servidores, que atenderão o aumento de vagas; quase 2 mil em virtude das ampliações e novas iniciativas.
Há uma importância simbólica na “volta às aulas”, um evento que se destaca em razão dos sobressaltos enfrentados pelas famílias, e que por isso, requer muita atenção e sensibilidade por parte do poder público. Este Suplemento Especial, com o apoio de setores da administração municipal, coloca em dia as informações na área da educação pública.
Vale ressaltar, que o regresso às aulas respeita as normas de segurança e prevenção à Covid-19, como o uso obrigatório da máscara e a higienização das mãos.
Inicialmente, o retorno às escolas estava previsto para 8 de fevereiro, mas foi adiado por decisão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, devido ao grande número de casos da doença registrados no município no início do ano. Agora, com a redução do contágio e a vacinação das crianças em andamento, a segurança nas escolas é maior.
Novidades
Entre as novidades do ano letivo está a oferta das aulas de Inglês no contraturno dos alunos de 4º ano do Ensino Fundamental. São quase 4 mil matriculados em 145 turmas. Gradativamente, o projeto “Inglês nas escolas” será ampliado para outras turmas, com a meta de atender todos os anos iniciais do ensino fundamental.
Período Integral
Este ano, a Secretaria da Educação trabalha também o período integral, sendo que o projeto-piloto terá início no dia 3 de março na Escola Parigot de Souza, na região central da cidade, e em seguida, na Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster.
Além da grade curricular, e, das aulas de Inglês, os alunos também farão o aprendizado do idioma Espanhol, bem como atividades de educação ambiental, desenvolvimento sustentável, economia solidária, educação financeira, comunicação, uso de mídias e cultura digital. Cerca de 442 estudantes estão matriculados nas duas escolas que ofertarão o ensino integral.
Ampliação nos CMEIs
Além das duas escolas no período integral, haverá também uma ampliação da permanência nos CMEIs, para alunos de 4 e 5 anos. O projeto começa pelos centros de educação Onira Caprini (São Roque), Vanderli Moreira (Porto Meira) e Ramona Rodrigues Dotto (Jardim América). Serão mais 134 crianças nestas turmas.
Desde 2017 a prefeitura oferta o período integral para crianças de 6 meses a 3 anos. Hoje são 2.141 crianças atendidas em 34 dos 41 CMEIs em funcionamento. Nos centros, o período integral também começa no dia 3 de março. Nesta primeira semana, os alunos passam por um período de acolhimento e adaptação à unidade de ensino.
Novos CMEIs
Até o final de março, outros três centros de educação infantil serão inaugurados no município, gerando mais de 500 vagas. O CMEI Rosa Cirilo de Castro, no Profilurb II, terá capacidade para atender aproximadamente 200 crianças; o CMEI Buenos Aires poderá atender outras 200, já o CMEI do Jardim Jupira terá capacidade para até 102 alunos. Com as três novas unidades de ensino, subirá para 44 o número de CMEIs no município.
Este Suplemento também aborda questões importantes como a ampliação a valorização dos professores, investimentos em tecnologia, a qualidade da merenda escolar, a ampliação da frota no transporte das crianças, dentre outros temas.