UNILA disponibiliza guia prático para mediação literária na Educação Básica

O projeto de extensão “Vivendo livros latino-americanos na tríplice fronteira”, desenvolvido pela UNILA ao longo dos últimos 10 anos, apresentou recentemente um de seus mais importantes resultados: O lançamento da publicação “Literatura e Artes: guia para promover mediações de leitura literária”. Voltado para educadores da educação básica, o livro está disponível no formato ebook gratuitamente na página da UNILA.
O material é resultado da atuação do projeto que, ao longo da última década, promoveu atividades de mediações de leitura voltadas para crianças da Tríplice Fronteira. Coordenado pela professora Mariana Cortez, o projeto iniciou em 2014, inicialmente com atividades em escolas do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Mas, em 2020, foi inaugurada a Biblioteca para a Infância e Juventude na Vila C (BIJI). “A Biblioteca se tornou um laboratório de experiências, onde atuamos tanto com o público fluido da comunidade quanto com escolas do entorno, como o Colégio Paulo Freire e a Escola Municipal Padre Luigi”, explica a docente.
O projeto se destaca por sua abordagem intercultural, trabalhando com crianças e jovens de diferentes países e culturas. “A literatura é uma ponte que ajuda a superar barreiras linguísticas e culturais. Ela nos permitiu transformar a diversidade das salas de aula em uma oportunidade para discutir questões como preconceitos e identidade”, comenta Mariana. No entanto, essa mesma diversidade pode se tornar um desafio sem o trabalho adequado: “Se não houver uma mediação cuidadosa, a sala de aula pode se transformar em um espaço de tensão, onde os preconceitos se reproduzem”, enfatizou.
O Guia foi pensado justamente para compartilhar essas práticas com professores da educação básica, oferecendo ferramentas para que eles possam aplicar a mediação literária em suas próprias escolas. “O Guia é fruto de anos de prática, experimentação e adaptação. Ele traz tanto uma base teórica quanto uma metodologia prática para ajudar os professores a promoverem a leitura entre as crianças e jovens de maneira envolvente”, afirma Cortez. A produção da publicação contou com o fomento da Pró-reitoria de Extensão da UNILA, que apoiou as etapas de diagramação e revisão.
Com planos de expandir o projeto e revitalizar outras bibliotecas comunitárias, como a do Centro Comunitário da Vila C, localizado na Vila C Velha, o “Vivendo livros latino-americanos” continua a criar novas pontes entre a literatura, a educação e a comunidade. “Acredito que o maior legado do projeto, nesses 10 anos, é a conexão que conseguimos criar entre a universidade, a comunidade e as escolas. Mostramos como o espaço bibliotecário pode ser um lugar de transformação, tanto na educação formal quanto nos espaços não formais. O guia representa uma consolidação dessa trajetória e das metodologias que desenvolvemos ao longo dos anos”, conclui Mariana Cortez.
Fonte: Al Unila