Prefeitura de Foz prevê pagamento do Prêmio IDEB a aposentados em março
Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos organiza folha complementar para garantir o repasse aos profissionais desligados
A Prefeitura de Foz do Iguaçu trabalha na organização da folha complementar para garantir o pagamento do Prêmio pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) aos profissionais da educação que já se desligaram do quadro. A previsão é que os valores sejam repassados ao longo do mês de março, após a finalização do levantamento necessário para o processamento da folha.
De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Rosalete Schmidt, 215 profissionais que teriam direito ao benefício já não estão ativos na folha de pagamento, seja por aposentadoria, falecimento ou exoneração a pedido. Diante deste cenário, a Administração precisa identificar a data exata do desligamento de cada servidor para realizar a rescisão complementar. “Esse processo exige um trabalho detalhado de conferência, pois precisamos seguir as normativas do sistema antes de enviar os valores à Secretaria da Fazenda para pagamento”, explicou.
O pagamento aos servidores ativos está programado para o dia 28 de fevereiro, integrando a folha regular do mês. Para os aposentados e desligados, no entanto, será necessário um prazo adicional. “Já estamos levantando as datas e organizando o procedimento para garantir que os pagamentos sejam realizados dentro do mês de março”, completou Rosalete.
O Prêmio IDEB é um incentivo concedido aos educadores que contribuem para a melhoria dos índices de qualidade do ensino. Em 2024, a Prefeitura de Foz do Iguaçu destinou quase R$ 5 milhões para o pagamento do benefício, contemplando 2.663 profissionais da educação – o maior valor já pago na cidade.
Nos últimos anos, os pagamentos do IDEB ocorreram em períodos distintos. Em 2022, foram beneficiados 833 servidores, com repasse efetuado em outubro. Em 2020, o prêmio não foi pago. Já em 2018, 1.832 profissionais receberam o benefício no mês de março.
O pagamento deste ano atende a uma reivindicação da categoria e reforça o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais da educação. O esforço para garantir o repasse aos aposentados demonstra a preocupação da gestão em assegurar que todos os servidores, ativos e desligados, recebam os valores devidos dentro dos prazos estabelecidos.
Assessoria PMFI