Evento da UNILA reúne 351 projetos de Iniciação Científica e ações de extensão

A SIEPE é o maior evento institucional da Universidade e conta também com a Mostra de Cursos

A 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UNILA terá a apresentação de 196 projetos de Iniciação Científica e 155 ações de extensão, oferecendo uma oportunidade para que a comunidade conheça a produção acadêmica dos estudantes dos 29 cursos de graduação. As apresentações serão realizadas nesta quarta (30) e quinta-feira (31), na UNILA – Jardim Universitário, e são abertas ao público. O tema da SIEPE deste ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Entre as pesquisas a serem apresentadas está a da estudante do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, Ana Beatriz Monteiro, que elaborou uma chave de identificação ilustrada – um tipo de guia – de espécies encontradas em 6 das 18 áreas de fragmentos de Mata Atlântica definidas como prioritárias pelo Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.

Com seu trabalho, ela conseguiu identificar 134 espécies, distribuídas em 100 gêneros e 40 famílias, sendo 119 espécies nativas e 15 espécies exóticas, presentes no Bosque dos Macacos, Horto Municipal, Mata Verde, Marco das Três Fronteiras, Parque Nacional do Iguaçu e Trilha do Vietnã. “Espero que a pesquisa ajude na gestão do Plano futuramente e também em trabalhos relacionados às florestas da Mata Atlântica da região”, diz Ana Beatriz.

Outro projeto é o da estudante de Engenharia de Energia, Katherine Rojas Salazar, que construiu um banco de dados para extrair e analisar notas, datas e comentários de hóspedes sobre dois hotéis de Foz do Iguaçu. “Com a crescente utilização de plataformas digitais para avaliação de hospedagens, os dados gerados por usuários tornaram-se uma importante fonte de informação para compreender o desempenho e a qualidade dos hotéis”, explica a estudante. “A análise desses dados teve como objetivo auxiliar hoteleiros na identificação de tendências, pontos fortes e fracos, além de automatizar o processo de extração e análise das avaliações ao longo da década”, comenta.

Conheça outros projetos relacionados diretamente a Foz do Iguaçu na página da UNILA (https://bit.ly/siepe_Unila).

Programação

A cerimônia de abertura da Semana será realizada na terça-feira (29), a partir das 17h30, no auditório da UNILA – Jardim Universitário, com as conferências de Beatriz Irene Eibl, docente da Universidade Nacional de Missiones (UNAM – Argentina) sobre “Os biomas no contexto da emergência climática”; e da educadora e ativista ambiental, Moema Viezzer, que irá falar sobre as consequências para os biomas no contexto da emergência climática, com ênfase no tripé ensino, pesquisa e extensão.

Na quarta (30) e quinta-feira (31), será realizada também a Mostra de Cursos de Graduação, onde os 29 cursos ofertados pela UNILA são apresentados à comunidade pelos próprios universitários, que estarão à disposição para compartilhar suas experiências, demonstrar projetos e interagir com o público por meio de apresentações criativas que incluem tecnologias, materiais didáticos e atividades laboratoriais.

A programação também prevê a realização do 1º Simpósio sobre Transição Energética, na quarta-feira (30), das 9h às 18h, com a presença de docentes e pesquisadores da UNILA, Eletronuclear, Faculdade Petrobras, ENBPar e Itaipu. . Confira a programação detalhada no site da UNILA (https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe-2024)

Serviço:
Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA
Local: UNILA – Jardim Universitário (Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)

Mostra de Cursos
Data: 30 e 31 de outubro
Horário: 8h às 12h e 17h às 21h

Apresentações de Extensão
Dia 30: das 8h às 12h e das 14 às 17h30
Dia 31: das 8h às 12h

Apresentações de Pesquisa
Dia 30: das 10h às 12h e das 14h às 21h
Dia 31: das 8h às 12h e das 14h às 21h

Fonte: Al Unila