Terceira edição do Festival Vadiação Cataratas de Capoeira chega à Foz

Evento contará com a presença de mestres convidados, oficinas, rodas e apresentações

O Festival Vadiação Cataratas 2026 – União entre os povos, entra em sua 3a edição, e traz à Foz do Iguaçu, três dias de intensa programação, unindo saberes, arte e tradição. Dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março, a cidade será transformada num verdadeiro palco para rodas de Capoeira, oficinas culturais, apresentações artísticas, além de Ciclo de palestras e debates, e Encontro de Mestres. Uma oportunidade ímpar para a troca de saberes e experiências com grandes referências da capoeira no país.

Os cenários do encontro incluirão as Cataratas, Charrua e Marco das 3 Fronteiras. O evento é promovido pela Confraria Capoeira Mestre Ary. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), em parceria com Hotmilk, Ecossistema de Inovação PUCPR, e com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.

Em anos anteriores, mais de 300 pessoas participaram das atividades promovidas pelo evento em escolas e centros comunitários. “Todos os anos estamos levando a capoeira mais longe, facilitando seu aprendizado e a chegada a diversas comunidades. O evento vem com esse objetivo, centralizar aqui na cidade mestres de todo país, e divulgar a cultura da capoeira”, disse Mestre Ary, idealizador do evento.

Segundo a organização, a copeira – declarada um Patrimônio Cultural Imaterial – vem promovendo o fortalecimento da identidade cultural, dando voz e visibilidade à cultura afro-brasileira, combatendo o racismo e promovendo a igualdade racial por meio de ações culturais.

Em Foz do Iguaçu, escolas e grupos apostam na capoeira como método para educação e formação da cidadania, e promoção do desenvolvimento humano. O acesso democrático inclui populações em situação de vulnerabilidade, estímulo à convivência harmoniosa, à prática coletiva e ao fortalecimento dos vínculos comunitários, e compromisso com a preservação da memória e ancestralidade. “Capoeira é uma expressão de resistência e identidade cultural. O evento é uma ação de salvaguarda, valorização e transmissão da Capoeira”, definiu o Mestre.

Por que Vadiação?

O termo “vadiação”, está ligado à resistência e compartilhamento nas rodas, onde os capoeiristas podem fazer um jogo fluido e livre, numa transição da luta para o ´brincar´. A vadiação transforma a opressão histórica (Decreto de 1890, que rotulava capoeiristas de “vadios”), para celebrar a socialização, e a ancestralidade sem amarras e rótulos.

Programação
A programação do evento vai reunir ao longo de três dias, mestres convidados, alunos, alunas e capoeiristas de diversas idades em três locais diferentes na fronteira.

No primeiro dia de programação, dia 27, as ações iniciam às 8h com recepção e credenciamento na sede da Confraria Esportiva e Cultural de Capoeira, no Jardim Califórnia. À tarde, a programação acontece no Mercado Público Barrageiro, e logo depois nos arredores do Marco das Três Fronteiras.

No segundo dia, 28 de fevereiro, as atividades acontecem no Charrua, e iniciam às 8h. Durante todo o dia, oficinas, palestras e cursos serão ministrados no local (veja programação abaixo). As ações preveem ainda uma grande homenagem aos mestres. Já estão confirmadas as presenças do Grã Mestre Santana, Mestre Hulk, Mestre Mestrinho, Mestre Fuinha, Mestre Nelson, Mestre Beira Mar, Mestre Babi, Mestre Bené Banguela, Mestre Ruy Henrique, Mestre Tamanduá, Mestre Kino, Mestre Zambi, Mestre Soninho, Mestre Parafuso, dentre outros convidados.

As oficinas incluem: capoeira para iniciantes, percussão e ritmos, confecção de berimbau, culinária afro-brasileira, movimentos avançados, cantos e ladainhas, maculelê e atabaque, com emissão de certificado.

No último dia , 1º de março, as atividades serão realizadas no cartão postal da cidade, as Cataratas do Iguaçu, onde acontece a exibição de um documentário, Roda de Capoeira, homenagem aos mestres, e encerramento às 15h.

Para os três dias de evento, as inscrições podem ser feitas pelo site oficial: https://www.confrariacapoeirafoz.com.br/festivalvadiacaocataratas/

Confira a programação:

DIA 1 – sexta-feira, dia 27 de fevereiro
Local: Confraria Esportiva e Cultural de Capoeira (Rua Inácio dos Santos Benites, 497 – Jardim Califórnia)
8h – Recepção e credenciamento
9h – Roda Instrumental
10h – Roda de Capoeira
11h30 – saída para almoço no Mercado Público Barrageiro e programação da tarde
13h30 – Papueira
15h30 – Roda de capoeira
16h30 – saída do Mercado para arredores do Marco das Três Fronteiras (Roda Gigante Yup Star)
18h – Roda de Capoeira no Gramado da Roda Gigante
19h – Visita ao Marco das Três Fronteiras

DIA 2 – Sábado, dia 28 de fevereiro
Local: CTG Charrua
8h – Abertura Oficial (Mestre Babi)
09h – Curso: Iniciação ao canto pedagógico da capoeira infantil, como ensinar capoeira brincando de forma lúdica e técnicas avançadas de ataque e defesa e o momento correto da aplicação de um golpe ou contragolpe (Mestre Hulk)
10h – Palestra: História da Capoeira – Grã Mestre Santana
10h30 – Palestra: A importância da Musicalidade – Prof. Grilo
11h30 – Roda das crianças
12h – Almoço
13h – Palestra – Mestre Fuinha
13h30 – Curso de Capoeira – Mestre Nelson
14h – Roda de Capoeira
14h30 – Curso: Maculelê, Samba de Roda e carimbó – Mestre Mac
15h – Oficina: Capoeira em forma de brincar capoeira pedagógica – Mestre Marcão.
16h – Atividade com as crianças
17h30 – avisos
18h – Intervalo
18h30 – Homenagem aos Mestres – Mestre Ary
19h15 – Palestra História da Capoeira e seus 70 anos de capoeira – Grã Mestre Santana
20h – Palestra: As metodologias de ensino na história da Capoeira – Mestre Beira Mar.
20h45 – Encerramento
21h – Jantar (mestres)

 

DIA 3 – Domingo, dia 01 de março
Local: Cataratas

8h – Recepção
8h30 – Início do passeio nas Cataratas
10h – Roda de Capoeira
10h30 – Homenagem aos Mestres
11h30 – Despedida

 

Asessoria