Patrícia Iunovich assume a presidência da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu

Nomeação marca nova fase na política cultural do município e reforça aposta em diálogo e valorização da cultura local

*Da Redação Almanaque Futuro – Eliane Luiza Schaefer

 

A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu tem nova direção. A jornalista Patrícia Iunovich foi nomeada diretora-presidente da instituição, conforme a Portaria nº 83.544, com publicação prevista no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (05). A nomeação encerra o período de interinidade da diretora cultural Angelita Helena Hanauer, que estava à frente da Fundação desde dezembro, após a exoneração do jornalista Dalmont Benites.

A escolha de Patrícia representa a aposta da administração municipal em um perfil com ampla experiência em comunicação pública, gestão institucional e produção cultural. Jornalista, escritora e professora universitária, ela assume o cargo em um momento estratégico para o fortalecimento das políticas culturais de Foz do Iguaçu.

Formada em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto, Patrícia construiu uma trajetória marcada pela atuação consistente nos meios de comunicação e no setor público. Seu último vínculo profissional foi com a Itaipu Binacional, onde exerceu funções estratégicas, incluindo o cargo de superintendente de Comunicação Social durante cinco gestões, Luiz Fernando Vianna, Marcos Stamm; na gestão do general Joaquim Silva e Luna; ocupou o posto no período do general João Francisco Ferreira e almirante Anatalício Ridsen Júnior. Atualmente aposentada, segue ativa nos meios jornalísticos e culturais da região.

Ao comentar a decisão de aceitar o convite, Patrícia destacou o vínculo com o município e o desejo de contribuir com a cidade. Segundo ela, a nova função representa uma forma de retribuir a Foz do Iguaçu a trajetória profissional construída ao longo de décadas, agora a partir da cultura.

Experiência consolidada no jornalismo e na gestão pública
Antes de atuar na Itaipu, Patrícia teve passagem pela Comunicação Social da Prefeitura de Foz do Iguaçu, foi diretora de jornalismo do primeiro canal de TV a cabo da cidade e cobriu o Legislativo municipal como repórter. Trabalhou por sete anos como repórter e chefe da sucursal de Foz do Iguaçu do jornal O Estado do Paraná, além de colaborar com O Estado de São Paulo (Estadão) e com diversos meios impressos e eletrônicos paranaenses.

Na Itaipu Binacional, iniciou sua atuação em 2000 como prestadora de serviços e ingressou no quadro próprio em 2005. Em 2010, foi promovida à gerência da Divisão de Imprensa, período em que fortaleceu o relacionamento institucional com a imprensa regional, estadual e nacional. Sua atuação esteve diretamente ligada à gestão de conteúdo, comunicação estratégica, campanhas institucionais, relacionamento com públicos internos e externos e gerenciamento de situações de crise. Em sua permanência na Binacional marcou também pela iniciativa na área do Turismo.
Patrícia possui pós-graduação em Didática e Metodologia do Ensino pela Unopar e concluiu MBA no Setor Elétrico pela Fundação Getulio Vargas, além de diversos cursos de extensão na área de comunicação. Atualemente realiza pós-graduação em Comunicação Católica.

Produção cultural e identidade
Além do jornalismo, Patrícia mantém forte ligação com a literatura e a memória cultural. É autora do livro “El Gran Capy – As fantásticas aventuras de um motociclista na Muralha da Morte”, obra que resgata a história de seu pai, Antônio Francisco Iunovich, personagem emblemático do motociclismo. O livro teve origem em uma reportagem especial publicada na revista Piauí, reforçando sua habilidade narrativa e o diálogo entre jornalismo e literatura.

Expectativas para a nova gestão
À frente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Patrícia Iunovich assume com o compromisso de fortalecer o diálogo com artistas, produtores culturais e diferentes segmentos da área. A expectativa é de uma gestão pautada pela escuta, pela construção coletiva e pela valorização da diversidade cultural do município.
A nomeação marca o início de uma nova etapa para a Fundação Cultural, com foco em integração, transparência e proximidade com a comunidade. Com experiência, sensibilidade cultural e histórico de articulação institucional, Patrícia chega ao cargo com o desafio de ampliar o protagonismo da cultura local e consolidar políticas públicas alinhadas à identidade e à pluralidade de Foz do Iguaçu.