II Mostra do Foz Fazendo Arte, Roda Feira chega ao Morumbi, Espetáculo Curvas, Comitê Municipal LGBTQIAPN+, e mais…
Por Fabrício Chianello
FOZ FAZENDO ARTE
Nesta sexta feira, dia 25, e amanhã dia 26, a partir das 17h30, acontecem as comemorações do aniversário de três anos da Estação Cultural João Sampaio – Prof. Mosquito. Na ocasião também acontece a II Mostra do Foz Fazendo Arte com a apresentação de alunos de cursos oferecidos pelo projeto, além de Exposição e Feira de Artesanato. O Foz Fazendo Arte é um programa que vem fazendo cada vez mais sucesso na cidade, tendo atendido em um ano mais de 6.000 pessoas. A iniciativa é da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e traz mais de 20 modalidades artísticas disponíveis para pessoas de todas as idades e gêneros, ministradas por 74 arte-educadores contratados pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Para participar das atividades em comemoração a Estação Cultural João Sampaio, basta comparecer a unidade. A programação é gratuita.
RODA FEIRA
Inicio amanhã no Morumbi, a partir das 17h30 na esquina da Av Mário Filho com República Argentina, projeto junto ao Núcleo dos Feirantes de Foz do Iguaçu – ACIFI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural. O “Roda Feira”, realiza atividades culturais com apresentações artísticas que vão de shows musicais à dança, gera emprego e renda, amplia possibilidades de arrecadação de micro empresários e empreendedores individuais, fortalece iniciativas gratuitas para toda população, e promete circular por diversos bairros da cidade. O projeto busca impulsionar e explorar a Feira em toda cidade, ganhando não apenas visibilidade, como experimentando públicos distintos e potenciais consumidores. É ainda a aproximação do feirante, do artista e do entretenimento a todos os tipos e perfis de público. Na estreia, o tema “Igualdade Feminina” é marcado pela apresentação de dança Stiletto das meninas do grupo “Divas no Salto”. Haverá também a apresentação do grupo “TDL – Samba & Pagode” tocando grandes sucessos do samba, pagode e da música baiana. Toda programação é gratuita e nós esperamos por vocês.
CURVAS NO PAPPILON
Curvas – Universo de Caminhos a Viver, acontece neste sábado às 21h no Espaço Pappilon. O espetáculo é a contemplação dos 10 anos da modalidade Femme Fatale, proposta criada e desenvolvida pela própria Adriana Gomes. A obra levará a palco a história e valores de 12 Bailarinas, alinhavado com as peculiaridades e características dos 12 signos do Zodíaco. Sensualidade, rebeldia e garra representam essa iniciativa da já consagrada Cia do Corpo. Os ingressos custam R$ 50, e para maiores informações basta cessar no instagram @curvasdofemme .
VISIBILIDADE LÉSBICA
O Comitê Municipal LGBTQIAPN+ sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade promove, neste domingo dia 27/8, a primeira roda de conversa do projeto “Encontros +” edição Orgulho e Visibilidade Lésbica. O encontro terá início às 10 horas, na Praça da Paz, onde ocorre a feirinha da Jk. Ele será aberto à população em geral, especialmente mulheres lésbicas que queiram compartilhar suas vivências. “A roda de conversa é aberta a todo o público que tenha interesse sobre o tema. Vamos falar sobre diversidade, o combate ao preconceito, a luta diária das mulheres na sociedade, a equidade de gênero, entre outros assuntos. Será um espaço de fala e escuta”, explicou Letícia Figueredo, coordenadora do Comitê. O evento marca o Dia do Orgulho Lésbico e o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, lembrados em 19 e 29 de agosto, respectivamente. A criação das datas tem como principal objetivo o foco no combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. A proposta do projeto “Encontros +” foi sugerida em reunião do Comitê e a ideia é tornar estes encontros mensais, sempre com um tema envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+.
Quer bater um papo sobre cultura?
Me segue no instagram @fachianello
Fabrício Chianello é Produtor Cultural e Diretor Responsável pela Experiência e Entretenimento.