Idosos do CCI gravam música “Rosa Branca” nas aulas de violão
Três turmas com 40 alunos entre 60 e 82 anos participam das oficinas no Centro de Convivência do Idoso, ofertadas em parceria com a Fundação Cultural
As aulas de violão para melhor idade, oferecidas no Centro de Convivência do Idoso (CCI), trazem benefícios físicos, mentais e emocionais. Atualmente, são 40 alunos matriculados, com idades entre 60 e 82 anos, distribuídos em três turmas, com atividades às terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h.
A iniciativa é promovida em parceria com a Fundação Cultural, por meio do Projeto Foz Fazendo Arte. Aprender a tocar um instrumento e memorizar os acordes estimula a memória e melhora a capacidade de concentração, contribuindo para prevenir o declínio cognitivo de doenças como a demência e o Alzheimer, que se agravam após os 60 anos de idade.
O professor e músico Orlando Martinez, responsável pela oficina de violão, propôs a gravação de uma música que fosse simbólica ao grupo. A canção escolhida foi “Rosa Branca”, do Grupo Cordiona, que marcou o ano de 2024 dos idosos que participaram das aulas, sendo apresentada por eles em diversos eventos ao longo do ano.
As gravações aconteceram em encontros nas casas dos idosos. Foi o próprio professor quem fez a edição do arranjo final com voz e violão. “Eu me inscrevi em um edital da Fundação Cultural para realizar um curso de produção musical, tive o privilégio de ser contemplado e, como contrapartida social, propus gravar três músicas nos diferentes espaços onde atuo: o Centro da Juventude, o Centro de Convivência dos Idosos e o Projeto Um Chute para o Futuro”, contou Orlando.
Para Graciele Dornelles, coordenadora do CCI, as aulas de violão têm sido um momento terapêutico, pois os idosos fazem novas amizades e socializam com diferentes grupos, reduzindo situações de estresse, solidão e isolamento social. “A música atua como um excelente exercício mental e se torna uma oportunidade de terapia em grupo, ao trabalhar as emoções, as sensações, ao compartilhar as experiências e ao resgatar as memórias que as melodias trazem consigo”, comentou Graciele.
A socialização é um aspecto muito importante para a saúde mental e emocional, pois combate a solidão e auxilia no envelhecimento saudável da pessoa idosa.
Oficinas
O CCI tem uma parceria com a Fundação Cultural, por meio do Projeto Foz Fazendo Arte, que disponibiliza oficinas de Coral, Teclado, Violão, Dança e Fotografia para as pessoas acima de 60 anos.
As aulas acontecem na Rua Piquiri, nº 100 – anexo à Praça da Bíblia, de segunda a sexta-feira , das 8h às 17h, de acordo com o cronograma do CCI. As oficinas são gratuitas e qualquer idoso do município pode se inscrever.
Assessoria de Imprensa PMFI
Fique por dentro das notícias, faça parte do grupo do Almanaque no WhatsApp: