Fundação Cultural recebe exposição sobre Petra, na Jordânia

Mostra estará aberta até o final de março com imagens que retratam a riqueza histórica e arqueológica da cidade

Como parte do acordo de cooperação entre Foz do Iguaçu e Petra, a Fundação Cultural recebe, até o final de março, a exposição que retrata a riqueza histórica e arqueológica da cidade, localizada no sul da Jordânia.

A mostra “Cidade de Petra, na Jordânia”, pode ser apreciada de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.

Com imagens deslumbrantes, artefatos autênticos e informações detalhadas, os visitantes terão a chance de explorar as maravilhas de Petra sem sair de Foz do Iguaçu. Além disso, a mostra será uma oportunidade para estabelecer um diálogo cultural enriquecedor entre as duas comunidades, promovendo o entendimento mútuo e incentivando futuras colaborações.

“A presença desta exposição em nossa cidade não é apenas uma celebração da história e da beleza de Petra, mas também uma ponte que liga nossas comunidades de maneira especial. A diversidade cultural é um tesouro que deve ser compartilhado e apreciado por todos, e essa exposição é um passo crucial nesse sentido”, afirmou o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

De acordo com ele, o Município está empenhado em ser um catalisador para a promoção da diversidade e do entendimento intercultural. “A exposição de Petra é um exemplo claro desse compromisso, abrindo as portas para uma experiência única que, esperamos, promova diálogo, respeito e amizade duradouras”, completa.

Petra
Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, Petra está localizada a 262 km da Capital Amã. A cidade, cujo nome significa “pedra” em grego, possui uma arquitetura histórica e uma riqueza arqueológica que data de 2 milênios, construída pelo povo nabateu. A cidade é em grande parte ornamentada com uma paisagem natural de montanhas rochosas, vales e um clima desértico com tons rosados e avermelhados que também lhe trouxeram a alcunha de Cidade Rosa.

Além de Patrimônio da Humanidade, a cidade de Petra é considerada um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo e a maior atração turística da Jordânia, onde reúne sua cultura local e sua memória arqueológica de forma única.

Cidades-irmãs
Foz do Iguaçu e Petra são oficialmente cidades-irmãs. O acordo de cooperação foi formalizado na última quarta-feira (29) entre o prefeito Chico Brasileiro e o embaixador do Reino Hachemita da Jordânia, Dr. Maen Masadeh.

“Desde 2018 trabalhamos incansavelmente para consolidar a irmanação entre Foz do Iguaçu e Petra, e hoje celebramos não apenas a assinatura do Memorando de Entendimento, mas também a chegada da Exposição da Cidade de Petra na Jordânia à nossa cidade” ressaltou o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali. “Este é um momento de alegria e realização, pois vemos materializar-se o fruto de um esforço coletivo em prol da promoção do entendimento cultural e da amizade entre nossas comunidades”, acrescentou Jihad.

A exposição da Cidade de Petra na Jordânia representa o primeiro passo concreto na implementação do acordo de irmanação, promovendo não apenas a integração cultural, mas também abrindo portas para futuras colaborações nas áreas da cultura, turismo, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais entre Foz do Iguaçu e Petra.

AMN