Estado concede a Medalha de Mérito Cultural in memoriam a Paulo Leminski

A homenagem acontece no mês em que se celebra o aniversário de 81 anos do poeta paranaense, nascido em 24 de agosto 1944, em Curitiba, reforçando a atualidade e a vitalidade de sua obra, que continua a inspirar novas gerações.

O poeta curitibano Paulo Leminski recebeu in memoriam, neste sábado (30), a Medalha de Mérito Cultural do Paraná, criada em 2024 pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) para reconhecer pessoas, instituições, projetos e eventos que marcaram a cultura paranaense. A homenagem acontece no mês em que se celebra o aniversário de 81 anos de Leminski, nascido em 24 de agosto 1944, reforçando a atualidade e a vitalidade de sua obra, que continua a inspirar novas gerações.

A entrega da medalha foi feita pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, à filha do poeta, Áurea Leminski, presidente do Instituto Paulo Leminski. O reconhecimento foi realizado dentro da programação do Festival Paulo Leminski, que neste ano reúne shows, debates, oficinas e atividades voltadas à literatura, à música e à poesia.

No line up do evento, o público confere grandes nomes como Lenine e Jards Macalé, além dos talentos paranaenses Rubia Divino, Janine Mathias, Leo Fressato e Leminskanções, projeto de Estrela Leminski e Teo Ruiz.

“Foi muito especial receber essa medalha em nome do meu pai. Esse reconhecimento tem um peso enorme para nós, como família e como Instituto, porque simboliza a importância de manter viva a obra do Leminski. Vamos carregar essa homenagem como algo precioso, e dividimos essa honra com todos que acompanham e celebram sua trajetória”, afirmou Aurea Leminski.

Diretora-geral do festival, ela lembra que o evento nasceu no ano passado como uma celebração aos 80 anos de nascimento do poeta e rapidamente conquistou o público. “O festival criou um ambiente intimista, afetuoso, no palco da Pedreira, que é um verdadeiro santuário. A cada edição conseguimos mostrar a diversidade da obra dele, com artistas que conviveram com meu pai, como Jards Macalé, e outros que foram profundamente influenciados por sua poesia, como Lenine. Também abrimos espaço para talentos locais, mantendo a obra dele atual, cheia de frescor e oxigênio”, explica.

Para a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a entrega da medalha sela um momento simbólico. “Leminski é um nome essencial da literatura brasileira e um ícone da cultura paranaense. Sua criação segue viva, atual e necessária, em diálogo com diferentes linguagens artísticas. A medalha é um reconhecimento à força dessa obra que atravessa o tempo”, pontua.

Agência Estadual de Notícias