Como a arte em “pano de prato” reflete versatilidade e ocupação criativa

 

  • Da Redação – Eliane Luiza Schaefer-

 

A exposição “Um Novo Olhar”, da educadora Eliane Vogado, em parceria com o Projeto Foz Fazendo Arte, será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 8 de novembro, às 19 horas, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Quem visitar a exposição terá a oportunidade de refletir sobre a versatilidade do “pano de prato”. Além do seu uso corriqueiro esse importante item proporciona uma viagem criativa impressionante. O evento propõe também visibilidade e prestígio às alunas que se formam na área do artesanato. Muitas se utilizam do segmento para a terapia ocupacional.
Muitas pessoas encontraram nas atividades criativas e artesanais uma saída para driblar a tristeza e o vazio das doenças psicológicas e até a depressão. Por mais simples que pareça, o ato de pintar pode proporcionar uma sensação de resgate, valor e isso mexe bastante com a autoestima. Segundo a educadora Eliane, há relatos significativos quanto a mudança de humor das artesãs.


“Uma das minhas alunas revelou que sua vida mudou. As aulas vão muito além de uma pintura em pano. Conversamos sobre a vida, tristezas e alegrias. É a partir desse momento que a pessoa percebe que é capaz de criar algo útil e bonito. Ela começa a perceber que vale a pena sair de casa e fazer parte da sociedade”, disse Eliane.
Cerca de 130 mulheres já foram atendidas neste ano pelo projeto. O curso tem duração de oito aulas, uma vez por semana, com uma média de quatro horas em cada aula. O curso pode ser frequentado por qualquer idade, dos 6 a 90 anos, sem restrições.
Eliane menciona que o gatilho da exposição surgiu por meio da fala de uma das alunas. “Professora, vamos pintar apenas pano de prato?”, perguntou. Foi neste momento que as ideias começaram a aparecer. Os testes passaram por madeira, tela até aprimorar a ideia de transformar o pano em uma obra de arte, sendo inclusive moldurado.
“Hoje trazemos a transformação de um simples pano de prato, que nos possibilita uma infinita estrada de conhecimento e sensações, criatividade que nos fazem transbordar ideias”, finaliza Vogado.

Serviço:
Exposição: “Um Novo Olhar”
Data: 8 de novembro de 2023
Horário: 19 horas
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu