Com shows gratuitos de Gilsons, Kaê Guajajara entre outros, Foz do Iguaçu recebe Conferência Nacional da Feira da Música do Sul Global
De 10 a 13 de dezembro, a cidade de Foz do Iguaçu recebe a Conferência Nacional da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul, em um grande encontro musical que marca o encerramento da 9ª edição do evento, que expandiu suas fronteiras em 2025 e percorreu diferentes cidades e regiões do Brasil, passando por cidades como Curitiba, São Paulo, Belém e Brasília.
A feira, que aposta em uma abordagem 360º com foco no segmento musical, sempre navegando por processos artísticos que vão desde a formação à capacitação de negócios, reúne os participantes selecionados de cada praça em um encontro para celebrar a música do Sul Global.
A conferência em Foz do Iguaçu será realizada em diversos espaços da cidade, com uma programação gratuita e shows de nomes consagrados e expoentes da música brasileira e latino-americana. Estão confirmadas as apresentações GRATUITAS de Gilsons, trio musical de MPB formado por José Gil, Francisco Gil e João Gil, filho e netos de Gilberto Gil, respectivamente. O grupo apresenta uma sonoridade diversidade, mas marcada pelo resgate das influências baianas e da ancestralidade, com influências do samba, rap, funk, afoxé e pop; de Kaê Guajajara, cantora, compositora, atriz, autora e ativista indígena brasileira; do cantor e compositor Sebastián Piracés, um dos fundadores do grupo Francisco, El Hombre; e do projeto musical Leminskanções, que reúne e celebra as composições de Paulo Leminski, idealizado por sua filha, Estrela Leminski, ao lado do músico e produtor Téo Ruiz. Os ingressos gratuitos para os shows podem ser retirados pelo Shotgun.
Além da musicalidade nos palcos, a FIMS ainda contará com workshops e painéis com profissionais da indústria, como Alice Ruiz, Benjamin Taubkin, Danieli Correa (UBC), Dani Ribas (Instituto Abramus), Marília Feix (jornalista musical) e Tony Aiex (Tenho Mais Discos que Amigos).
Entre os assuntos a serem discutidos nos workshops, estão a internacionalização das carreiras, os meios de divulgação da música no Brasil e no mundo, a produção e a difusão da música na América Latina, direito autoral, os princípios globais, impactos locais da IA e o ecossistema criativo, os festivais latino-americanos, suas conexões e política Sul Global, e a imortalidade do rádio.
“A FIMS é muito mais do que uma feira de negócios, é uma agregadora nacional e regional de tendências e estilos, promovendo conexões entre artistas, produtores e profissionais do setor, oferecendo capacitação, networking e visibilidade para novos talentos. Com a nossa conferência de encerramento em Foz do Iguaçu, queremos celebrar a arte da música e apresentar essa pluralidade sonora e artística vivenciada durante o ano de 2025”, comenta Téo Ruiz, diretor e idealizador da FIMS.
A programação é inteiramente gratuita, porém é necessário retirar os ingressos pelo site do evento fims.com.br

Uma trajetória que fortalece o mercado da música
Ao longo de 2025, a FIMS percorreu o país com o projeto Drops FIMS, passando por Curitiba (Sul), São Paulo (Sudeste), Belém (Norte/Nordeste) e Brasília (Centro-Oeste), em parcerias com festivais e iniciativas locais, através do edital do Programa Petrobras Cultural. Cada etapa ampliou as conexões regionais e reforçou a missão do evento de descentralizar a indústria da música e valorizar a diversidade sonora do Brasil e da América Latina.
Com mais de 100 shows por edição, 200 reuniões de negócios e mil participantes anuais, a FIMS é hoje uma das mais importantes conferências de música do país. Indicado duas vezes ao Prêmio Profissionais da Música, o evento é mais do que uma feira de negócios e atua como plataforma de formação e aceleração de carreiras, contribuindo para a geração de renda, oportunidades e visibilidade a novos talentos.
A Feira Internacional da Música do Sul Global é apresentada pela Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, idealização da Whols Produções e realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro. Mais informações por meio do site fims.com.br, e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @fimsul, TikTok @fimsul e Facebook.com/Fims.
Confira a programação completa:
programação sujeita a alteração
11 de dezembro (quinta-feira):
10h30 às 15h – Credenciamento
Local: Sala Sahyan Antillanca (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
11h às 12h – Workshop – Campanhas publicitárias desde Meta Ads para lançamentos musicais em países da América Latina e Brasil
Local: Sala Sahyan Antillanca (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
O workshop mostra o passo a passo para a construção de campanhas publicitárias desde Meta Ads, ressaltando a segmentação do público pela localização. Como escolher o objetivo ou solução de marketing, quanto tempo e qual o orçamento certo para uma campanha em Meta Ads, como ler e interpretar os resultados, serão parte dos assuntos a serem abordados no workshop.
14h às 16h – Workshop – Do Estúdio ao Lançamento (Parte 1)
Local: Estúdio de Música (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Parte 1 – A Oficina AIMEC – Do Estúdio ao Lançamento é uma imersão prática em duas etapas, criada para artistas que querem entender o processo completo – da criação de uma música até o seu lançamento. Durante dois dias os participantes passarão pela experiência completa de produção e planejamento de lançamento: no primeiro dia entram em estúdio para desenvolver a etapa criativa, trabalhando o arranjo e todas as suas nuances; no segundo, aprendem o passo a passo para lançar sua música, explorando temas como identidade artística, estratégia de lançamento, direitos autorais e distribuição digital. Após a oficina o fonograma será finalizado (Mix e Master) e lançado pela AIMEC MUSIC. Uma jornada que une técnica, criatividade e visão de mercado — para quem quer tirar suas ideias do estúdio e colocá-las no mundo com propósito e estratégia.
14h30 às 16h30 – Workshop – Asesorías para proyectos musicales | Internacionalización (Parte 1) – Atividade direcionada
Local: Sala C204-2 (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Primera parte – Un espacio diseñado para acompañar a artistas y gestores en la profesionalización de sus proyectos. A partir de tres ejes – estrategia, planificación y circulación – se abordarán herramientas y reflexiones para potenciar la proyección internacional de la música. El taller propone un intercambio práctico donde cada participante podrá analizar su propio recorrido, identificar oportunidades en nuevos territorios y fortalecer su hoja de ruta hacia la internacionalización.
13h15 às 19h30 – Credenciamento
Local: Mezanino (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
14h às 15h – Painel – Internacionalizar sua carreira musical: fetiche ou estratégia?
Local: Auditório do Sesc
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A

Existem muitas formas de abordar a internacionalização de uma carreira musical. Um convite ou uma apresentação pontual em outro país não significa, necessariamente, que o artista tenha consolidado uma carreira internacional. O objetivo deste debate é refletir até que ponto tocar além de suas fronteiras é apenas um fetiche momentâneo ou pode se tornar, de fato, uma estratégia concreta para conquistar novos públicos e mercados — com dinâmicas próprias e potencial para gerar produtos distintos, dentro de um planejamento mais definido. Vale mesmo todo esse esforço? E, se sim, como?
14h às 16h – Encontro dos Festivais Associados da Abrafin
Local: Sala Superior – Sesc
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A
15h às 16h30 – Painel – Como pensar em difusão de música fora da caixa?
Local: Auditório do Sesc
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A
Muito se fala sobre circulação de música, shows e turnês. Sem dúvida, esse é um dos principais mecanismos de inserção no mercado e, de fato, um passo importante para que o artista conquiste uma carreira mais sustentável. Entretanto, há outras formas de pensar não apenas a circulação, mas também a difusão da música, que podem ser igualmente atrativas. Existem caminhos e mercados que, muitas vezes, acabam ficando em segundo plano nos planejamentos estratégicos de artistas e de seus representantes. Refletir sobre novas (ou talvez antigas) alternativas para difundir música, e sobre como isso pode impulsionar não só a circulação, mas também outros aspectos de uma carreira artística, é o foco deste debate.
17h às 18h – Bate-papo – Latinoamérica, América Latina ou tudo junto e misturado?
Local: Lounge FIMS (Deck do Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
O que podemos dizer sobre a música da América Latina a partir de uma perspectiva de integração? Qual é a importância de pensarmos o continente como uma única região, diversa, complexa e cheia de singularidades? Esta conversa descontraída entre dois artistas de gerações, estilos e trajetórias diferentes pretende provocar uma reflexão sobre esse conceito: o que significa pensar a música latino-americana como uma identidade ampliada, em constante movimento? Talvez seja justamente essa pluralidade, essa mistura de sons, línguas e histórias, a nossa maior riqueza no contexto do Sul Global.
Showcases:
18h15 – Showcase – Kalebe
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
18h45 – Showcase – Wrany
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
19h15 – Showcase – Eli Almic
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
19h45 – Showcase – Bruna Pena
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
20h15 – Showcase – Pratanes
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
20h45 – Showcase – Catalina Telerman
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
22h – Showcase – Danzi
Local: Zeppelin Old Bar
R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda
23h – Showcase – Núbia
Local: Zeppelin Old Bar
R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda
12 de dezembro (sexta-feira):
9h30 às 16h – Credenciamento
Local: Sala Sahyan Antillanca (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
10h às 12h – Encontro Funarte de Políticas para a música – A Internacionalização da música brasileira em debate
Local: Auditório Lélia Gonzalez (UNILA – Campus Integração)
Av. Tancredo Neves – Conjunto B
11h às 12h – Workshop – Cápsulas de Direito Autoral
Local: Sala Sahyan Antillanca (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Execução pública, obra, ISRC, direito digital, inteligência artificial, MTG e muito mais.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
14h às 16h – Workshop – Do Estúdio ao Lançamento (Parte 2)
Local: Estúdio de Música (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Parte 2 – A Oficina AIMEC – Do Estúdio ao Lançamento é uma imersão prática em duas etapas, criada para artistas que querem entender o processo completo – da criação de uma música até o seu lançamento. Durante dois dias os participantes passarão pela experiência completa de produção e planejamento de lançamento: no primeiro dia entram em estúdio para desenvolver a etapa criativa, trabalhando o arranjo e todas as suas nuances; no segundo, aprendem o passo a passo para lançar sua música, explorando temas como identidade artística, estratégia de lançamento, direitos autorais e distribuição digital. Após a oficina o fonograma será finalizado (Mix e Master) e lançado pela AIMEC MUSIC. Uma jornada que une técnica, criatividade e visão de mercado – para quem quer tirar suas ideias do estúdio e colocá-las no mundo com propósito e estratégia.
14h às 16h – Encontro Funarte de Políticas para a Música – A Internacionalização da música brasileira em debate
Local: Auditório Lélia Gonzalez (UNILA – Campus Integração)
Av. Tancredo Neves – Conjunto B
14h30 às 16h30 – Workshop – Asesorías para proyectos musicales | Internacionalización (Parte 2); Atividade direcionada
Local: Sala C204-2 (UNILA – Campus Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Segunda parte – Un espacio diseñado para acompañar a artistas y gestores en la profesionalización de sus proyectos. A partir de tres ejes – estrategia, planificación y circulación – se abordarán herramientas y reflexiones para potenciar la proyección internacional de la música. El taller propone un intercambio práctico donde cada participante podrá analizar su propio recorrido, identificar oportunidades en nuevos territorios y fortalecer su hoja de ruta hacia la internacionalización.
15h às 16h – Workshop – Falar sobre si: escrita de release, pitches e redes
Local: Sala Sahyan Antillanca (UNILA – Jardim Universitário)
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 – Polo Universitário
Este é um workshop voltado a artistas e músicos que desejam desenvolver técnicas criativas de narrativa e storytelling para apresentar seus projetos com mais clareza e impacto. A partir de exercícios práticos, o encontro propõe novas formas de escrever releases, bios e pitches que traduzam identidade, emoção e propósito artístico.
13h15 às 19h30 – Credenciamento
Local: Mezanino (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
14h às 15h – Painel – Princípios globais, impactos locais: IA e o ecossistema criativo
Local: Auditório do Sesc
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A
A inteligência artificial nos desafia a entender o valor da criação. Esse painel é um convite para atravessar a linha entre o fascínio pela tecnologia e a responsabilidade sobre o que fazemos com ela. Com base nos princípios da WIN e no movimento JusticIA, o debate deste painel passa por ética, autoria e o futuro da música na era dos algoritmos.
15h às 16h – Painel – Festivais latino-americanos: conexões e política do Sul Global
Local: Auditório do Sesc
Av. Tancredo Neves, 222 – Vila A
Não é novidade que a cultura, como um todo, é um dos grandes ativos não apenas da sociedade brasileira, mas também de muitos países que compõem o que chamamos de América Latina. Em vários contextos, é a cultura que sustenta ações sociais, transformando realidades e promovendo uma inclusão concreta, capaz de mudar vidas. Como pensar, portanto, em uma capilaridade efetiva através dos festivais de música e as conexões que esses eventos proporcionam, enquanto estamos mergulhados em uma verdadeira guerra de narrativas de algoritmos? E, quando olhamos para os festivais latino-americanos, que invariavelmente participam da construção das nossas múltiplas identidades nacionais, surge outra pergunta: como nos enxergamos enquanto agentes políticos ativos em um mundo polarizado, justamente agora, quando a nossa música ocupa as principais paradas de sucesso em tantos lugares do planeta?
16h30 às 17h30 – Entrevista – A imortalidade do rádio
Local: Lounge FIMS (Deck do Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
O rádio é um caso à parte dentro da história da indústria fonográfica. Desde sua popularização, ao final da segunda guerra mundial, acompanhada do aumento do poder aquisitivo do ocidente, ele conquistou um espaço cativo na sociedade. Mesmo com inúmeras inovações e transformações tecnológicas ao longo do século XX, invadindo a revolução digital do século XXI, a “mística do rádio” persiste. O premiado livro “Poesia pra tocar no rádio”, de Alice Ruiz, inspira essa conversa na medida que se trata de um prêmio de poesia para letras de música, ilustrando, talvez, este paradoxo transmidiático desse veículo “highlander” que segue sendo, em meio a podcasts, vlogs e afins, um espaço “fura bolhas”, magnético e democrático, atraente para qualquer artista, em qualquer estágio de sua carreira.
17h30 às 18h30 – Entrevista – Empreendedorismo musical e os impactos na saúde mental
Local: Lounge FIMS (Deck do Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
Há alguns anos o artista já não tem mais aquele papel “romântico” dentro da indústria da música e na economia criativa como um todo. Depois das transformações promovidas pela revolução digital na virada do milênio, muitos papéis consolidados passaram por uma grande reconfiguração, obrigando praticamente todos os profissionais do setor a se reinventarem. Sendo assim, coube a muitos artistas assumirem de vez o papel de “autoprodutores” em uma perspectiva fundamentalmente empreendedora. Mas como muitos deles lidaram com essa transformação? E para as novas gerações, como se manter ativo, saudável e criativo em um mundo imerso em redes digitais com doses cavalares de dopamina? Evandro Okàn, artista e empreendedor musical, é o entrevistado nesse bate-papo.
18h30 – Showcase – Estela Ceregatti
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
19h – Showcase – Ellen Mirú
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
19h30 – Showcase – Luccas Martins
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
20h – Showcase – Purahéi Soul
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
20h30 – Showcase – Djuena Tikuna
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
21h – Showcase – Jalile
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
22h – Showcase – Frailejón
Local: Zeppelin Old Bar
R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda
23h – Showcase Sebastián Piracés | DJ
Local: Zeppelin Old Bar
R. Maj. Raul de Matos, 222 – Vila Yolanda
13 de dezembro (sábado):
13h30 às 15h – Pitches
Local: Auditório Lélia Gonzalez (UNILA – Campus Integração)
Av. Tancredo Neves – Conjunto B
15h às 17h – Reuniões | Networking
Local: Auditório Lélia Gonzalez (UNILA – Campus Integração)
Av. Tancredo Neves – Conjunto B
17h30 – Show de abertura – TMRS AwaGe
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
18h30 – Show – Kaê Guajajara
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
20h – Show – Leminskanções
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
21h30 – Show – Gilsons
Local: Palco Petrobras (Mercado Barrageiro)
Av. Araucária, 140 – Vila A
Sobre a FIMS – Um dos principais eventos do mercado da música reunindo uma programação composta por rodadas de negócios, workshops, painéis, cursos de capacitação e apresentações de curta duração em que artistas e bandas performam seus trabalhos para um público de profissionais do mercado da música e formadores de opinião, a FIMS – Feira Internacional da Música do Sul segue em sua 9ª edição. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria Feiras e Congressos de Música, em 2023, o evento promove a integração artística dos estados do Sul com o restante do país e da América Latina, construindo conexões entre artistas independentes e descobrindo novos talentos de todo o território. Além disso, a feira também recebeu o Selo IGUAL, do WME, por seu compromisso com a equidade de gênero. Para este ano, a FIMS conta com variadas etapas em diferentes regiões do Brasil. Em 2025, a FIMS dá continuidade ao seu programa Drops FIMS, com etapas em todas as regiões do país, ampliando a proximidade e a fomentação da música regional e local.
Serviço:
Conferência Nacional da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul Global
Data: 10 a 13 de dezembro
Programação Gratuita.
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/festivals/shows-de-encerramento-fims-2025
Confira toda a programação completa no site www.fims.com.br
Instagram e TikTok: @fimsul
Facebook: Facebook.com/fims
Apresentado por: Petrobras
Apoio: Secretaria de Estado do Turismo do Paraná
Realização: Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do Lado do Povo Brasileiro
Mais Informações: contato@fims.com.br
Assessoria
