Associação transforma artesanato em renda, afeto e identidade no Mercado Público Barrageiro

Grupo "Artes Sem Fronteiras" reúne 13 artesãos da região trinacional e conquista espaço permanente com apoio do projeto social do Itaipu Parquetec

Uma loja feita de encontros, histórias e sentimentos. É assim que Elizete Aparecida Roveda define a Associação Artes Sem Fronteiras, formada por 13 artesãos que encontraram no Mercado Público Barrageiro não apenas um ponto de venda, mas um espaço de convivência, criatividade e superação. A associação foi criada para poder entrar no Mercado Público. O grupo acredita que, talvez, se não fosse dessa forma, não teria conseguido ter o box. Hoje, os associados estão muito satisfeitos com o espaço e com a oportunidade de expor artesanatos e vender para moradores e turistas.

A iniciativa faz parte do projeto social desenvolvido pelo Itaipu Parquetec, que oferece isenção de aluguel por um ano e estrutura completa de mobiliário da loja. Ao todo, são cinco espaços que foram contemplados com o projeto social, abrangendo diferentes segmentos como alimentos, artesanato e agricultura familiar.

No box da Artes Sem Fronteiras, cada artesão atua com técnicas e estilos únicos: há peças místicas, religiosas, mosaico, biojoias, macramê, patchwork, cerâmica, pintura orgânica, MDF, costura criativa, amigurumis e muito mais.

Sistema colaborativo e diversidade

Além dos associados fixos, o grupo criou um modelo rotativo para acolher outros artesãos da região das Três Fronteiras. A proposta é oferecer um espaço temporário, por um mês, a criadores que tragam propostas diferentes daquelas já expostas no box. “A ideia é abrir as portas para mais artesãos, mantendo sempre a diversidade e evitando conflitos de produto. Isso também enriquece o espaço com novas técnicas e estilos para oferecer aos turistas e moradores”, explica Elizete, que também gerencia o box.

O artesão como contador de histórias

Um diferencial marcante do box é que os próprios artesãos realizam o atendimento ao público, o que torna cada venda uma troca humana. “Conversar com quem entra na loja, ouvir elogios e sugestões, cria uma conexão única. O artesanato é muito mais que um objeto – ele é afetivo. Quem compra leva junto um pouco da nossa história e da intenção de quem criou a peça”, compartilha Elizete.

Ali, cada cliente é recebido com atenção. Alguns visitantes, inclusive, voltam com frequência apenas para contemplar as peças e aliviar o estresse do dia a dia. Uma professora, por exemplo, visita o box semanalmente após as aulas: “Ela vem só para olhar, descansar a mente e sair inspirada”.

Artesanato como forma de renda, expressão e pertencimento

Com menos de um ano de funcionamento, o Mercado Público Barrageiro já atrai turistas de vários estados do Brasil e também da Argentina e do Paraguai. Muitos elogiam o cuidado com o espaço, os preços acessíveis e a qualidade dos produtos artesanais. “Já ouvimos turistas dizendo que em suas cidades não existe algo parecido. Isso nos enche de orgulho e nos motiva a continuar”, destaca a coordenadora.

Um espaço para ser descoberto

Uma loja feita de encontros, histórias e sentimentos. É assim que Elizete Aparecida Roveda define a Associação Artes Sem Fronteiras. Foto: Kiko Sierich

Apesar do sucesso crescente, ainda há muitos moradores que não conhecem o box. A associação aposta em eventos, feiras e ações de divulgação para ampliar o alcance. “O espaço é fantástico. O incentivo da Itaipu Parquetec foi fundamental para dar coragem ao grupo e seguir em frente. Nosso desejo é crescer, ficar e melhorar cada vez mais.”

Para quem ainda não visitou, o convite está feito: o box Artes Sem Fronteiras é uma loja completa, com artigos para presente, decoração de ambientes e itens de uso pessoal, todos feitos à mão e com amor. Os artesãos também desenvolvem peças, sob encomenda para decorar escritórios e deixar ainda mais aconchegantes,

Conheça mais o projeto Arte Sem Fonteiras
Instagram: artesemfronteiras.aasf
Contato: 45 99857 1393

Sobre o Mercado Público Barrageiro

Com menos de um ano de criação, o mercado se tornou um espaço acolhedor, ideal para famílias, turistas e moradores da região. Com uma estrutura completa, oferece gastronomia diversificada, desde comida mineira até pizzaria, pastelaria, confeitaria, choperia e cafeteria com cafés especiais. Além da boa culinária, o local conta com boxes de artesanato, vestuário e artigos para chimarrão.

O ambiente é perfeito para curtir shows, feiras e eventos culturais. Também há um espaço disponível para a realização de eventos públicos ou privados, promovendo encontros e fortalecendo a convivência comunitária.

Conheça mais
Site: www.mercadopublicobarrageiro.org.br
Instagram: @mercadopublicobarrageiro
Localização: Avenida Araucária, 140. Vila A. Foz do Iguaçu
Contato: +55 45 3529-2046

Assessoria Voluntária