Artesãos do Oeste participam de oficinas para o II Concurso Lindeiros em Santa Helena
Encontros preparatórios reforçam práticas sustentáveis e valorizam a identidade cultural da região
Artesãos do Oeste do Paraná participaram, nos dias 2 e 3 de setembro, das oficinas de preparação para o II Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em Santa Helena. A capacitação foi conduzida pela designer Eliza Almeida, de Curitiba, e reuniu profissionais de diferentes cidades com o objetivo de estimular a criação de peças inovadoras, alinhadas à sustentabilidade e à identidade cultural da região.

Durante as atividades, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre processos criativos, materiais alternativos e soluções coletivas. “O mais importante para o artesanato e para os profissionais é a busca constante por conhecimento. Cada etapa do desenvolvimento faz parte do processo artesanal, e essas formações reforçam esse entendimento. Além disso, os encontros proporcionam trocas de experiências e ampliam a rede de contatos entre os participantes”, destacou Eliza.
O concurso é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e pelo Itaipu Parquetec, com apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, Sebrae, Rede de Cooperação do Artesanato e Itaipu Binacional. A iniciativa valoriza a criatividade e o compromisso ambiental dos artesãos, além de incentivar a geração de renda.
De acordo com Sandra Finkler, diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, a proposta vai além da premiação financeira. “O Concurso, além de dar oportunidade para os artesãos conquistarem recursos que auxiliam na compra de equipamentos e materiais, tem o cunho de sensibilizar para o uso sustentável dos recursos naturais, melhorando a qualidade dos produtos e possibilitando o surgimento de peças diferenciadas, com foco no mercado”, ressaltou.

Os vencedores de cada categoria receberão R$ 4 mil via PIX, além de uma visita técnica a atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, voltada para a comercialização de souvenirs artesanais. O cronograma prevê a divulgação dos pré-selecionados em 28 de outubro, enquanto a exposição final e cerimônia de premiação acontecem em 7 de dezembro de 2025, no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu.
Da redação com informações assessoria
Fotos: João Vanderlei
