Artes gráficas humanizam o Hospital Ministro Costa Cavalcanti

A cerimônia oficial da entrega será na próxima segunda-feira, dia 10, às 16h30, com a presença do Rotary Três Fronteiras, responsável pela pintura.

Um grafite de 350 metros quadrados de extensão, do artista Rafael Patrese Grignet, ocupa uma parede externa inteira do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). A entrega oficial será realizada no dia 10, segunda-feira, às 16h30, na Av. Parati, próxima a entrada do Centro de Oncologia do complexo hospitalar.

O muro, que já foi pintado em 2016, é um dos projetos do 1º O Rotary Club de Foz do Iguaçu – Três Fronteiras por meio do “Interact Club Foz Itaipu”. Repleto de cores vibrantes, a ideia foi tornar o ambiente — próximo ao Centro de Oncologia do HMCC — mais humanizado e valorizar, ainda mais, a área externa onde pacientes, acompanhantes e colaboradores passam diariamente. “Para nós, esta pintura alegrará e colorirá os dias de quem por ali passar, deixando o dia deles mais leves”, informou Ivone Camargo, representante do Rotary neste projeto.

Para o diretor-superintendente do Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, a ação é um ato de amor e entrega ao próximo. “Agradecemos ao Rotary Club Três Fronteiras, e estendo meu agradecimento aos voluntários que fizeram essa arte em nosso muro, muito obrigado, tenho certeza de que alegrará os dias de quem faz tratamento diariamente no HMCC”, afirmou.

Sobre a obra – na parede da unidade foram utilizadas 300 latas de tinta spray e acrílicas, e levou cerca de 260 dias para ser finalizado. O grafiteiro destacou que “o grafite tem resistido no tempo, deixou de ser apenas aquela arte marginalizada e tem ocupado outros espaços públicos, não somente as ruas, como é o caso aqui do Hospital Costa Cavalcanti”, explicou Rafael.