Alegria e Emoção na apresentação da Banda Filarmônica de Foz do Iguaçu

A primeira ação do projeto “Cultura na Brasil” foi um marco cultural na cidade, celebrando a história local e promovendo um momento único para moradores e turistas. Fotos: PMFI

Neste sábado, 1º de fevereiro, a Avenida Brasil, um dos principais pontos da cidade de Foz do Iguaçu, foi palco de uma apresentação histórica e emocionante da Banda Filarmônica. A ação cultural, promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu sob a gestão do prefeito General Silva e Luna, foi marcada por um repertório de músicas tradicionais, marchinhas e outras composições que encantaram as pessoas que transitaram na principal rua comercial da cidade. O Prefeito comentou que “é preciso valorizar a história da cidade, e a ação na Avenida Brasil é uma forma de mostrar para os moradores e para os turistas que nós amamos Foz do Iguaçu”, ressaltou.

Compromisso com a cultura
O evento também refletiu o compromisso da administração municipal em valorizar a cultura e a história da cidade. Estiveram presentes o Prefeito General Silva e Luna, o Vice-Prefeito Ricardinho e Secretários, mostrando mais uma vez a união do governo nas ações desenvolvidas.
As apresentações trouxeram um clima de festa e uma boa nostalgia, principalmente para o grupo “Causos de Foz” que tem três anos na cidade. São pessoas que “respiram” a história de Foz, descendentes de pioneiros, e que receberam uma homenagem inesperada. A coordenadora do grupo Rita Araújo disse que foi um momento único. “Não esperávamos essa homenagem, foi uma grande surpresa realizada”, disse ela.
Encantamento e lágrimas de emoção
A participação do público foi calorosa, com moradores de diferentes idades se juntando para curtir o momento. Maria Paula, engenheira ambiental, não deixou de aproveitar a oportunidade para curtir a apresentação com seu filho Illidan, de apenas 8 meses. “Eu achei sensacional! Estamos adorando. Vou tentar trazer minha mãe e meu marido também. É um entretenimento muito bacana, que traz alegria para a gente e para toda a família”, comentou a moradora embalada no ritmo das músicas.


Quem foi as lágrimas de emoção, pelas músicas e pelas belas lembranças, foi a professora aposentada Roma Dorneles de 65 anos. “É muito gratificante porque eu estou aqui em Foz desde 68, então eu conheço isso aqui quando não tinha nada, fica tudo recente da minha cabeça. Estou relembrando essa emoção maravilhosa”, disse a aposentada bastante emocionada.
Programação na Avenida Brasil vai continuar
O Diretor-Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, destacou a importância de fomentar eventos como este para a cidade. “A população sente uma esperança renovada ao ver suas raízes sendo celebradas. Esse tipo de evento não é apenas um show de música, mas uma forma de nos conectarmos com o que somos e de mostrar os nossos talentos locais”, destacou.
A continuidade de eventos como este promete fortalecer ainda mais o vínculo da população com sua história e sua cultura, criando um ambiente cada vez mais inclusivo e vibrante para todos. O que ficou claro neste sábado é que a música, como linguagem universal, tem o poder de emocionar, unir e celebrar as origens de uma comunidade, criando memórias que serão guardadas por muitos anos. Foz do Iguaçu, com sua rica história e diversidade cultural, segue mostrando ao mundo que, acima de tudo, é uma cidade que se orgulha de suas raízes.

AMN