“ABRIL CLAQUETE” encerra edição de 2025 celebrando amor pelo cinema, alcance recorde e tradição na cidade
Já consolidado no calendário cultural de Foz do Iguaçu, o festival vem ganhando ano a ano o coração de equipes e público
O Abril Claquete encerrou a edição 2025 com muita emoção, depoimentos marcantes e um verdadeiro clima de festa. Já consolidado no calendário cultural de Foz do Iguaçu, o festival vem ganhando ano a ano o coração de equipes e público, que já aguardam ansiosamente por sua realização.
Nesta edição histórica, o Abril Claquete alcançou números inéditos: foram 45 equipes homologadas para a maratona cinematográfica, das quais 29 concluíram seus curtas-metragens dentro das 84 horas de produção previstas. Além da expressiva participação local, o festival recebeu a participação de equipes de Puerto Iguazú e Oberá, na Argentina, Ciudad del Este, no Paraguai, além de inscrições de São Carlos (SP), Curitiba, Cascavel, Toledo e Sarandi (PR) e até de Caruaru, em Pernambuco.
Cerca de 500 pessoas acompanharam presencialmente a exibição dos filmes na cerimônia de encerramento no Mercado Público Barrageiro, em uma noite cheia de expectativa. No ambiente digital, o festival também brilhou: mais de 130 mil visualizações dos conteúdos foram registrados no perfil do festival, onde a votação popular, a partir do youtube, encerrada no último domingo, consagrou a equipe Pé Vermeio, filme Proparoxitona como preferido do público, rendendo um prêmio de R$ 500,00 e o troféu Voto Popular, com 1.259 curtidas.
Os vencedores desta edição foram anunciados em duas categorias: Categoria Profissional, o primeiro lugar foi conquistado pelo curta Vestígios (Equipe Iguazú), seguido por Peurica (Equipe Dale Cine) e Bituca (Equipe Domingo). Já na Categoria Amador, Saturada (Equipe Mirai) ficou em primeiro, O Tempo (Equipe Tupi Capivaras) em segundo, e Efeito Camarote (Equipe Quati) em terceiro.

Segundo o diretor artístico da maratona, Maurício Ferreira, “a participação superou as edições anteriores, tanto em número de inscritos quanto na qualidade dos filmes entregues. Tivemos também novos parceiros na divulgação e produção, o que contribuiu para o crescimento do festival”.
O Abril Claquete foi realizado com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, através de recursos da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura – Governo Federal. O evento contou ainda com a parceria do Parque Tecnológico Itaipu (Parquetec) e Itaipu, Mais que energia, assim como o apoio do Sudacas Bar e da equipe do Mercado Público Barrageiro.
O público pode continuar prestigiando os curtas-metragens no canal oficial do festival no YouTube. São obras de alta qualidade que refletem o talento, a criatividade e a paixão pelo audiovisual da região trinacional.