15 de março foi temática para videoclipe produzido na ponte entre Brasil e Argentina
A data foi escolhida para o lançamento ao se completar três anos em que a ponte Tancredo Neves foi fechada devido a pandemia de covid19. O videoclipe surge como um memorial artístico para registrar um período tão simbólico. O fechamento da fronteira representou a interrupção de atividades comerciais, culturais e afetivas, assim como ainda carrega em si diversas perdas.
“Universos Distintos” é uma homenagem às vidas perdidas, as ausências, mas também a possibilidade de reencontros. No dia 15 de março de 2020 a Ponte da Fraternidade deixou de ser uma travessia, como medida de enfrentamento a pandemia. O que se imaginava não durar mais que 15 dias, contabilizou 1 ano e 6 meses de fechamento total.
Pilar na economia e dinâmica das cidades, o fechamento da ponte eclodiu em mudanças extremamente simbólicas para a região, chegando a descaracterizá-la em diversos pontos. Três anos depois desse fenômeno, a iniciativa “Latinese” que atua em Foz do Iguaçu registrou a data através dessa produção audiovisual.
O videoclipe é uma alusão a retomada das atividades fronteiriças, e por meio de uma narrativa simbólica, com artistas dos respectivos países se encontrando na travessia, redesenhando os trajetos interrompidos, relembrando a dor causada pela pandemia.
Por meio de referências de teatro de sombra e caracterização cênica dos principais cenários, a linguagem proposta no videoclipe traz com simplicidade as ausências e o isolamento social, enfatizando os reencontros possíveis, no local da Ponte. Para tratar de uma temática tão delicada, a solução criativa foi perpetuar através do audiovisual a reabertura da travessia, registrando de forma alusiva o que seu fechamento representou para a Tríplice Fronteira, criando um marco histórico de proporções internacionais, através de uma linguagem poética, ampliando o repertório narrativo da região.
Esta iniciativa cultural recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio de edital realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu (projeto aprovado n°57943/2022 – Edital 01/2022)
Ficha Técnica da Música
Guitarra: Rômulo Quinelato
Teclado/sintetizador: Thaysa Pizzolato
Violão: André Prando
Voz: André Prando
Voz: Maca Mona Mu
Produção: Jackson Pinheiro / André Prando / Alan Matias Fryszberg y Maca Mona Mu
Gravado em Estúdio Mirabel + Casa Gualeguaychú
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comerio
Ficha Técnica do Clipe
Roteiro: Vinícius Castro e Lara Sorbille
Direção: Vinícius Castro e Lara Sorbille
Direção de Fotografia: Fernando Santana
Fotografia: Cybèle Verazaín
Assistência de fotografia e logger: Miguel Molina
Drone: Marcos Labanca
Maquiagem: Angélica Duque
Produção executiva: Vinícius Castro e Flávia Oliveira
Direção de arte: Vinícius Castro
Cenário: Leospa Silva (marcenaria LSO)
Intérpretes: André Prando e Maca Mona Mu
Autoria e Mediação: Latinese
Da redação Almanaque com informações assessoria