Prevenção ao Suicídio é algo que deveria ocorrer o ano todo

  • Por Eliane Luiza Schaefer- 

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, de Prevenção ao Suicídio. No entanto, é importante lembrar que todas as doenças mentais são importantes de serem discutidas, para que a população tenha acesso a informações e possa melhorar sua qualidade de vida. Existem questionamentos sobre a falta de criticidade de um sistema que realize a prevenção o ano todo. Logo, em minha opinião, a campanha deveria durar o ano todo.
O inconsciente ainda é um mistério para a sociedade. Muito citado, mas pouco compreendido. São pensamentos, sentimentos, memórias, sonhos, paixões e as emoções mais profundas que afligem o ser humano.
No cotidiano, o consciente se manifesta por meio de sonhos, atos falhos, lapsos e outras situações. No entanto, ainda que ele não se manifeste, acompanha todas as atitudes e emoções das pessoas.
A parte mais interessante é que, com o tempo, aprendemos a fazer uma conexão entre os sentimentos e as ações. Além disso, criamos nossos limites para não cruzar “linhas” que podem gerar tanto sofrimento e assim, encontrarmos canais seguros para mais realizações.
O auxílio de profissionais é importante para orientar esse processo, especialmente no momento em que temos grande crescimento nos índices de ansiedade e outras doenças psíquicas na sociedade. Elas são à cada vez mais frequentes no mundo moderno e todos estamos expostos.

Eliane Luiza Schaefer é editora do Portal Almanaque Futuro, colunista no jornal impresso, artista plástica, artesã e envolvida com movimentos em prol a causa animal./Junior Cerezer/Fotografe Studio