O Parque Nacional do Iguaçu é um grande laboratório de estudos ambientais

Por José Afonso de Oliveira

No momento que vivemos em que a natureza começa a sentir os efeitos negativos de sua máxima exploração pelos sistemas produtivos, é muito importante salientar a presença, no município de Foz do Iguaçu do Parque Nacional do Iguaçu.

Trata-se da maior reserva florestal de toda a região Sul do Brasil, contendo grandes vestígios da Mata Atlântica, portanto de uma riqueza incalculável. Mais ainda, tudo isso está tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO o que significa a sua importância e a projeção de Foz do Iguaçu no mundo atual.

Ainda mais, o Parque Nacional do Iguaçu extrapola as nossas fronteiras nacionais, adentrando em território argentino, também como área de preservação.

Tudo isso sinaliza o nosso futuro imediato e precisa ser mais bem trabalhado. Já contamos com bons serviços de atendimento para todos os nossos visitantes que podem, tranquilamente, e, com toda a segurança desfrutar de todas as suas maravilhas, especialmente das Cataratas do Iguaçu e se beneficiarem com todo esse cenário único e belíssimo.

Mas é preciso avançar mais, criando no Parque Nacional do Iguaçu um centro de estudos ambientais para melhor conhecimento e cuidado da nossa rica fauna e flora. O referido centro contaria com pesquisadores oriundos de nossas universidades locais.

 

*José Afonso de Oliveira é sociólogo, professor e colaborador do Almanaque Futuro