Professor Afonso: O “Feminismo” e os dias atuais
Um artido do Prof. José Afonso de Oliveira
Estamos vivendo uma nova sociedade que deve ser muito mais inclusiva dadas as novas realidades no mundo das tecnologias hoje já disponíveis.
Nessa nova sociedade a mulher passa a ter um papel muito destacado, participando agora ativamente da sociedade. Hoje elas já são a maioria dos nossos estudantes universitários em todas as áreas do conhecimento.
Na vida social, decorrente desse fator elas passam a ocupar cargos em todos os segmentos em paridade com os homens, não existindo, felizmente, qualquer tipo de restrição para o exercício profissional.
É interessante pensar que homens e mulheres, socialmente são iguais, isto é, em direitos e obrigações sociais, não podendo nem sendo aconselhado qualquer tipo de restrição por conta da sexualidade.
É evidente que biologicamente, homens e mulheres são diferentes, mas isso não pode nunca ter uma conotação de superioridade ou inferioridade, mas tão somente a verificação de uma diferença o que não se confunde também com graus hierárquicos de racionalidade, lógica conforme eram amplamente divulgados. Assim os homens eram mais sábios, racionais, inteligentes enquanto as mulheres eram mais sentimentais, sensuais, tudo isso hoje comprovadamente não passando de puro preconceito que dede sim, ser duramente combatido para termos uma sociedade mais equilibrada, harmônica e realizada.
José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário.