Escolha por vices começa a afunilar em Foz do Iguaçu

Mulheres, tempo de televisão e populistas estão no alvo dos pré-candidatos

Prestação de Contas

Notícia boa, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná aprovou as contas da Câmara Municipal de Foz, do exercício de 2023, sem ressalvas. Foi o que acordaram os membros da Segunda Câmara do TCE, nos termos do voto do relator, o Conselheiro Fábio Camargo.

 

Regularidade

O julgamento considerou como “REGULARES” as contas do Poder Legislativo do Município de Foz no ano passado, de responsabilidade do João José Arce Morales, após transitada em julgado a decisão, com fundamento no art. 398, § 1º do Regimento Interno 5. Parabéns à mesa diretora do Legislativo.

 

As velhas águias

As gerações vão se superando e mesmo com o exercício cotidiano de alguns pré-candidatos muito conhecidos, há quem esteja na “observação”, cautelosamente analisando o terreno. Tércio Albuquerque é um desses observadores. Ele resolveu ficar de fora da lista de candidatos, mas não saiu da articulação. Trabalha o time no Avante e chega a doer o dedo de tanto fazer ligações no celular. Segundo ele, o ambiente mudou e sente que na eleição que se aproxima, as pessoas que vão escolher o candidato a prefeito sem influência de terceiros.

 

Tem fundamento

O eleitor está cansado de “indução” e não gosta em nada quando alguém aparece tentando “impor” um candidato, de cima para baixo. E sabemos que no curso dos acontecimentos o que mais haverá é peru de fora forçando uns e outros. Essa gente não está ligando muito para a eleição do prefeito e vereadores e sim em quantos votos farão em 2026.

 

Dobrandino

É a outra “velha águia” de olho na movimentação, mas não há segredo que ele faz torcida para o filhotão, Sâmis da Silva, mandando ver na condição de pré-candidato. Tem aparecido até nos perfis de redes sociais. É o conselheiro número um da frente que organiza a candidatura do Sâmis, lembrando muito as facetas do saudoso Zizo. Neste caso é bom mencionar que Dobrandino e Tércio estão em lados opostos. O segundo está bastante envolvido na pré-campanha de Paulo Mac.

 

Redes sociais

As novas mídias deitam e rolam exibindo a performance dos pré-candidatos e muita gente pergunta: isso é suficiente? A resposta é curta e grossa: não é! Dependendo o assunto ou situação, tem gente “dando bom dia aos cavalos”. Não que isso seja ruim, o caso é que os bichos não votam. Há um conjunto de ações que se faz necessário e quem não atender a todo o ambiente, pode se complicar. Nem todo mundo olha o que acontece nas redes sociais.

 

Pesquisas & pesquisas

Uma informação reservada dá conta que há três pesquisas solicitando registro no ambiente eleitoral. Uma em Foz e duas em Santa Terezinha de Itaipu. O bicho anda pegando por lá também. Nesse exercício há uma pedra bem no meio do caminho: a análise dos institutos. O povo deu de conferir a pontuação de cada empresa especializada na tarefa. Existem rankings que acompanham quem faz o serviço. As notas vão de A à E. No paraná há dois institutos credíveis, um com a nota A e outro com um B+. Credenciados todos são, mas, credíveis, isso são outros quinhentos.

 

Os vices

No afunilamento das decisões, as pré-candidaturas viáveis começam a afinar o processo de lapidação dos vices. Do lado do Paulo há quatro nomes brilhantes e um quase emplacado, e que seria o empresário Deoclécio Duarte. Segundo as fontes, apesar do assunto bem adiantado, ele só abriria mão se fosse para melhorar a colheita de votos, ou para alguém que acrescentasse uma condição mais favorável. Logo a fumaça sairá da chaminé.

 

Mais um bloco

O tema “União por Foz” parece fazer algum efeito. Um observador de alcova garante que Kalito e o PDT, conversam com Aírton José e com gente do União Brasil. O deputado Francischini estaria pronto para entrar em ação no front. Já desceu para a trincheira.

 

Tucanos atentos

Sâmis está fazendo uma colheita de legendas, garante uma conversa fechada com o MDB e flerta para valer com a Federação Brasil Esperança e a novidade é que a vice pode ser uma mulher, precisamente Yasmin Hachen. Ela atua para permanecer na Câmara, mas os tucanões do bico grosso estariam trabalhando essa possibilidade em Curitiba. Na mesma canoa embarcaria o trio Vitorassi, Duso e Bobato. Haja equilíbrio para a barca não tombar, devido aos desacertos.

 

E do outro lado

Dizem que o General Silva e Luna é o mais organizado quando o assunto é manter a calma. Ele uniu a tropa de partidos da direita e estão todos quietinhos, às ordens. Isso por si é uma façanha. O bolsão da direita era o que concentrava mais complicações ideológicas. No decorrer da semana surgiu uma informação importante: além de um nome da ala feminina, haveria um poderoso arsenal na reserva: os comunicadores Aírton José, Ricardinho e Faca na Bota, todos prontos para a convocação. Como sabemos, trabalham para o Grupo Massa. Basta olhar para quem se afastar da função.

 

Peso e medida

Segundo reza a cartilha do marketing político e as recentes pesquisas, as divulgadas e de consumo interno, indicar uma representante da ala feminina para a vice é importante, mas de outro lado, um comunicador popular pesaria bem mais na balança. Em todos os casos viveremos dessas emoções nos próximo mês.

 

Eles também
Os pré-candidatos marcaram presença no evento de premiação dos jornalistas, a começar por Paulo Mac Donald Ghisi, que sempre manteve uma boa relação com a imprensa. Ele não deu de cara com os futuros opositores, a não ser que algum vereador resolva encarar, tipo Kalito e Yasmin. O que se viu, afinal, foi um ambiente festivo.

 

Mac lança moda
E quem disse que vestimenta não chama a atenção? O ex-prefeito Paulo Mac Donald sempre usou roupas despojadas como calça jeans, camisas soltas e sapatos sem cadarços e, em geral, sem a necessidade de meias. Bom, não perguntem se ele usa cueca? Aí já seria saber além da conta. Mas o traje se justifica pelo calor de Foz e os locais frequentados por ele, em geral obras; as suas, dos outros e as públicas, quando exerceu dois mandatos. Paulo adora edificar. Nos últimos tempos ele incorporou um novo item, trocou os sapatos pelos crocks, por serem mais confortáveis e ortopédicos. Anda com o chinelão de borracha para todo o canto até em solenidades.

 

Conforto é tudo
Mas isso não é crítica; apenas uma observação sobre o conforto, até porque nada mais incômodo que sapato apertado. Comprime os pés e ao mesmo tempo o cérebro. Parodiando o Rafael Greca, dentre outras, as pessoas não governam com os pés ou as roupas, isso é irrelevante, o que vale é a cabeça boa.

 

Bolsonaro de Olho
Uma informação dá conta que o ex-presidente Bolsonaro visitará Foz duas vezes este ano, uma durante o primeiro turno e a outra no segundo. Fará isso independentemente de quem for o favorito na preferência dos eleitores. Ele deve estar pensando em semear o terreno para 2026, dentro ou fora das urnas.

 

Morales na fita
Confidencialmente, o vereador e presidente da Casa de Leis, João Morales, disse a um grupo de amigos que trabalhará duro na campanha do União Brasil, com Zé Elias disputando a prefeitura. “O partido está muito unido, com bastante sangue novo para encarar a eleição”, disse.

 

Pesquisa do Alliana
O jornal Tribuna Popular publicou a pesquisa realizada pelo Instituto Brasil Dados em Foz do Iguaçu, com colheita de dados entre os dias 11 e 13 de junho, com 600 entrevistados, e registro no TSE sob o número 04800/2024, em dia 9 de junho. O destaque é o número de indecisos, onde 62,50% dos eleitores de Foz, ainda não sabem em quem votar.

 

Espontânea
Os resultados para os candidatos, segundo essa pesquisa espontânea apontam Paulo Mac Donald com 16,17%; General Silva e Luna, 11,83%; Sâmis da Silva: 6,00% e os outros pré-candidatos não superam a casa de 1%.

 

Estimulada
Já no módulo estimulado, com a margem de erro de 4% (para mais e para menos), os indecisos somam 21,50%, nulos e brancos 3%; Paulo lidera com 26,17% e o General Luna, 13,33. Sâmis da Silva aparece tecnicamente empatado com o Túlio Bandeira com 8 e 7% respectivamente. Aírton José teria 5%; Vitorassi empatado com Ney Patrício com 4%; Sergio Caimi e Bobato 3%; Kalito e Juca Rodrigues 1%; nulos e brancos 3% e 21,5% não souberam responder.

 

O grande hospício brasileiro

Das eleições para o Juqueri brasiliense: segundo o Cláudio Humberto o governo, por meio da Presidência da República, teria adquirido uma imensa quantidade de medicamentos psiquiátricos e o povo está fervendo os miolos até entender quem fará uso de tantos antipsicóticos e antidepressivos, tudo tarja preta da melhor qualidade!

 

Novo mercado
Muitos foram à solenidade de entrega das chaves dos boxes do Mercado Público, agora “Barrageiro”, acreditando que estaria em pleno funcionamento. Gente… não era inauguração, por favor? O anúncio da abertura das portas lá por outubro e novembro é justamente para os concessionários capricharem em suas propostas. Terão tempo suficiente para preparar bem a casa e receber o público.

 

O nome
“Barrageiro” é mais do que justo, “é justíssimo”, como dizem na novela. As instalações foram erguidas originalmente para atender os trabalhadores que habitavam as vilas de Itaipu. Era uma unidade COBAL e fez falta depois de fechada. As pessoas se reuniam lá para saraus e compras aos sábados pela manhã, com boa variedade de produtos. A iniciativa de Itaipu/PTI devolve isso a Foz do Iguaçu e insere a cidade no roteiro dos mercados públicos, muito atrativos para o Turismo, sobretudo se oferecer produtos regionais.