Uma nova e belíssima artéria

  • Prof. José Afonso de Oliveira –

Já foi pensado, mas não realizada a recuperação das margens do rio Paraná o que viabilizaria uma nova artéria turística para a nossa cidade, além da vantagem adicional, porém muito importante de aumentar a eficiência no controle do contrabando.

O ideal é que Ciudad del este também pudesse realizar esse empreendimento em seu território.

Os custos são elevados e o percurso seria da Itaipu até o Marco das 3 Fronteiras e, nesse espaço, que deve ser da União, pode-se pensar na construção de hotéis, restaurantes, isso tudo realizado pela iniciativa privada.

Da parte governamental é a recuperação de toda essa área e a construção de vias de acesso e áreas de passeio e lazer. De alguma forma todos aqueles que terão negócios rentáveis nessa região colaborariam também na construção de todos esses empreendimentos.

Como nós já temos algumas áreas, especialmente avenidas na cidade de grande beleza paisagística, com árvores frondosas e belíssimas fazendo um verdadeiro túnel natural, a recuperação das margens do rio Paraná será, com absoluta certeza, mais um espaço para a visitação dos turistas que passam pela cidade.

José Afonso de Oliveira e sociólogo e professor