Elizabeth fez muito para a história; foi além de um reinado

*Por José Afonso de Oliveira

Esse fato histórico tem um significado que transcende a própria existência no sentido de que, aparentemente, temos a ideia de que uma rainha é eterna, mais ainda tratando-se de Elizabeth II que reinou por longos anos.

Em seu reinado conheceu as maiores personalidades do mundo, não somente políticos, mas também em áreas do conhecimento, das artes, esportes etc. De alguma maneira o mundo esteve sempre diante dela.

Pessoa fantástica que, em plena Segunda Guerra Mundial, vestiu fardamento do Exército Britânico, dirigindo o seu veículo foi prestar atendimento, na área de enfermagem em hospitais de Londres.

A manutenção da monarquia inglesa faz sentido, de vez que ela representa a nação, já que o Estado é conduzido pelo Parlamento que indica, um de seus membros para ser o primeiro ministro que governa a Inglaterra.

Mas, de alguma forma, a rainha da Inglaterra parece próxima de todos nós. Ela esteve no Brasil em 1968 e, recentemente relembrou esse fato por motivo das comemorações do nosso bicentenário da Independência. Cumpriu com esmero a sua missão.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor.