…e pensar no futuro…

  • Prof. José Afonso de Oliveira –

Temos a maior área de preservação ambiental e de biodiversidade da região Sul do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu que, extrapolando as nossas fronteiras, entra em território da nossa vizinha Argentina. Esse espaço está todo ele tombado pela UNESCO como patrimônio natural da humanidade, indicando a sua importância e seu alto significado para toda a humanidade. Ele deve ser mantido, até certo ponto intocado, mas pode ser e devem ocorrer ações para a sua plena utilização, mas cuidado, mantendo as suas estruturas naturais fundamentais.

Podemos ter uma parceria entre o Estado e a iniciativa privada através de universidades, centros de pesquisa, empresas farmacêuticas, de cosméticos, alimentos, perfumaria no sentido de criarmos novos produtos, mas também e, principalmente, novas relações harmoniosas entre a sociedade e a natureza, iniciando assim um novo ciclo de vida em toda Terra.

Isso vai permitir um nível muito maior do avanço do conhecimento científico/tecnológico que será realizado por jovens cientistas e estudantes no sentido de novas descobertas realizando aquilo que é essencial, o reequilíbrio do homem com a natureza.

Além desses fatores teremos também a grande possibilidade de melhorarmos as nossas relações sociais evitando agressões de toda espécie e, principalmente a ocorrência de guerras que hoje são devastadoras, causando imensos prejuízos e proporcionando a perda do sentido da vida humana para muitas pessoas.

Esse é o novo paradigma da sociedade que pode ter o seu início exatamente em nossa região. Vamos trocar ideias, reflexões, estudos e propor ações concretas que possibilitem que tudo isso torne-se uma realidade palpável na qual todos nós estamos inseridos.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário e escreve semanalmente para o Amanaque Futuro.