- Por Alceu Ântimo Vezozzo Filho –
- Especial Sustentabilidade
Inovar, para a Bourbon Hospitalidade, é também buscar cada vez mais práticas sustentáveis, envolvendo hóspedes e colaboradores em uma jornada de preservação do meio ambiente e experiências inesquecíveis
“A visão de futuro é indispensável para empreender, como também olhar além de si”. Essa frase está na biografia do meu pai, Alceu Ântimo Vezozzo, “O Hoteleiro Brasileiro”, e inicia o capítulo que apresenta o espírito inovador que ele sempre demonstrou, mesmo antes de se tornar fundador da rede Bourbon.
Nesses 60 anos da nossa história, desde a inauguração do primeiro hotel em Londrina (PR), essa máxima guiou a companhia, fosse na decisão de onde lançar um novo empreendimento, passando pela construção de uma cultura baseada em bom atendimento, cuidado com a infra-estrutura e foco nas pessoas, até as iniciativas em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança corporativa, que hoje conhecemos sob a sigla ESG.
É muito positivo que a atenção ao impacto que o turismo e a hotelaria possam causar nos ecossistemas do Brasil e de todo o planeta tenha aumentado e com 24 unidades espalhadas pelo Brasil, Paraguai e Argentina, temos consciência da nossa responsabilidade como organização.
O Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, único Eco Resort de Foz do Iguaçu, é um exemplo de como reforçamos o compromisso de semear um futuro sustentável. O hotel recebeu selo máximo de 5 folhas na avaliação do Green Stay, padrão global, e a chancela do selo nacional EcoResponsável, do IBDN, por suas iniciativas como a horta e o pomar orgânicos; o sistema de compostagem; o programa de redução de uso de plástico e de água, a utilização de energia de fonte renovável e o uso eficiente dessa energia. Reconhecimentos que nos enchem de orgulho, por um trabalho consistente, que fazemos há muito tempo, quando ainda nem se falava em ESG aqui no Brasil.
Desde sempre aprendemos com a natureza o respeito pela vida. Há 20 anos, criamos o Instituto Bourbon, que tem atuado tanto na área social quanto na ambiental.
Cuidar das pessoas da nossa comunidade, em um ambiente preservado e respeitado, faz parte do nosso jeito único de acolher.
Além da tecnologia, que moderniza, facilita e agiliza nossos processos, acredito que inovar na hotelaria é também trazer à tona o lado humano, tão essencial ao nosso negócio e que também se aprimora o tempo todo. Por isso, quando nos dedicamos à sustentabilidade, buscamos envolver hóspedes e colaboradores para que todos contribuam com a redução dos impactos ambientais, proporcionando uma experiência única em harmonia com a natureza.
Nossos hóspedes são convidados a participar de projetos de educação ambiental, principalmente para as crianças, como Semeando Minha Primeira Plantinha, oficinas de reciclagem e confecção de materiais para o enriquecimento ambiental do Refúgio dos Animais, área do Eco Resort que abriga e cuida de animais silvestres resgatados de tráfico e maus tratos.
Esta é uma jornada de responsabilidade e cuidado com as pessoas e nosso planeta. A Bourbon Hospitalidade seguirá firme atuando junto às comunidades onde está presente, conscientizando no presente para transformar o futuro.
Alceu Ântimo Vezozzo Filho é CEO do Bourbon Hospitalidade