As eleições deste ano e o exercício de civismo

Por José Afonso Oliveira –

Essa é sempre a grande festa da democracia, entendendo que nesta o verdadeiro detentor do poder é o povo que se manifesta e exprime a sua vontade de forma inteiramente livre, pois que o voto é secreto.

Portanto todos os cidadãos, mesmo os menores de 16 anos ou os mais velhos com mais de 70 anos que estão já dispensados da obrigatoriedade de votar devem exercer esse direito fundamental de escolher quem vai governar o país pelos próximos 4 anos.

Aqueles que estão indecisos é tempo, mais do que suficiente para se decidirem e irem votar, lembrando que nesta eleição só votamos para presidente da República e, sendo assim, será uma votação muito rápida sem grandes filas.

Mas sejamos todos responsáveis pelo nosso destino comum de sorte que nos sintamos bem com todos porque exercemos o nosso direito de voto que, em outros momentos de nossa história isso era impossível, porque não permitido. Eu mesmo só exerci o meu direito de voto quando já tinha mais de 25 anos de idade e fico muito contente em saber que, atualmente, jovens de 16 anos já podem, como cidadãos, exercerem esse direito.

Todos às urnas no próximo domingo para garantirmos um governo democrático para os próximos 4 anos

José Afonso Oliveira é sociólogo e professor