- Por Prof. José Afonso de Oliveira-
Exatamente neste momento em que o Estado de Israel que se constitui no único estado étnico/racial e que promove uma guerra de extermínio de seus vizinhos de grande e crescente preocupação global, nós em Foz do Iguaçu vivemos uma situação diametralmente oposta.
A nossa sociedade tem também uma grande variedade étnica porque aqui temos algo em torno de 70 etnias, procedente de todo o planeta na atualidade. Essas etnias têm processos sócio/culturais bem determinados, mas conseguiram, com o passar do tempo, realizar uma impressionante integração que pode ser mesmo modelo para o mundo que agora estamos vivendo.
Aqui temos, por exemplo, árabes de procedência islâmica de grupos diversos e alguns inclusive de convivência muito difícil em seus locais de origem, como sejam, os sunitas e os xiitas, mas que em nossa Foz do Iguaçu convivem harmoniosamente entre si e com todos os demais habitantes da cidade.
Esse fato é de uma riqueza inigualável pois a convivência diária com os diferentes ensina muito da arte de bem viver, possibilitando crescimento pessoal e coletivo, conforme se pode observar na cidade.
A visibilidade dessa situação pode ser a observação de mulheres, vestidas como em seus locais de origem, calmamente andando em nossas ruas, avenidas ou mesmo frequentando nossos shoppings centers.
É possível e mesmo altamente recomendável conviver com os diferentes, cedendo em alguns aspectos para conseguir realizar uma sociedade harmoniosa onde todos possam viver, e muito bem.
-José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário