Nova identidade visual do Campus Arandu conecta modernismo e ancestralidade

Evento de lançamento da nova marca contou com a participação de representantes de Unila, UNOPS e Itaipu Binacional

O Campus Arandu, cuja obra de retomada está em andamento, tem uma nova identidade visual. A marca foi apresentada em um evento nesta segunda-feira (23), com a participação de representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e da Itaipu Binacional. O lançamento representa um marco importante do projeto, que terá o edital de licitação da obra publicado ainda este ano.

A reitora da Unila, Diana Araujo Pereira, destacou que “a nova fase renova o sentimento de esperança da conclusão desta obra tão importante e reforça a relevância da Unila para o cenário acadêmico nacional e regional.” “O projeto Niemeyer, que está dando origem ao Campus Zarandu, sempre nos lembrará que é fundamental escutar e sentir o tempo para se obter a sabedoria. Cada parte desses edifícios erguidos no ajudará a concretizar sonhos que nos trouxeram até aqui, que nos unem como comunidade acadêmica, como povos ‘hermanados’, por um mesmo ‘suelo’ e por um destino comum. Estimamos que Arandu seja a nossa casa e a nossa comunidade e que seja referência e faro para jovens de todo o mundo que querem viver a convivência intercultural e internacional de nossa universidade”, conclui Diana Araujo Pereira.

Durante o lançamento, o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional destacou o compromisso da empresa com a conclusão da obra, ressaltando os impactos positivos que ela trará para a cidade e a região. “A Unila representa um investimento estratégico em educação, ciência e extensão, pilares essenciais para a transformação social na América Latina. A Itaipu tem orgulho de fazer parte desse projeto, que está em perfeita sintonia com os objetivos do Governo Federal.”

O processo de criação da nova identidade visual aconteceu de forma colaborativa com especialistas das três organizações envolvidas no projeto. Durante a ‘chuva de ideias’, foram elencadas palavras como educação, integração, consolidação, esperança, conhecimento e ancestralidade como conceitos fundamentais para a nova marca.
“Ao longo deste ano, o UNOPS tem trabalhado em diversas etapas fundamentais para a conclusão das edificações, como a revisão dos projetos arquitetônicos e a análise construtiva das estruturas existentes. A marca do Arandu também se conecta com isso, porque ela reflete e conecta valores que também são importantes para a infraestrutura”, explicou Aline Czezacki, jornalista do UNOPS e responsável pelas atividades de comunicação do projeto.

Em vídeo gravado para o evento de lançamento, o designer Fabrício Oliveira, consultor do UNOPS e responsável pela criação da nova marca, explicou que a logomarca do Arandu traz as linhas modernistas de Oscar Niemeyer, ao mesmo tempo em que equilibra elementos estéticos que homenageiam a ancestralidade indígena, principalmente os povos originários da região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. A cultura dos povos originários também influenciou a escolha da paleta de cores e grafismos.

Além de refletir a riqueza cultural da região, a nova identidade visual do campus Arandu busca fomentar a identificação da comunidade acadêmica com o projeto e promover consistência e coesão em todas as plataformas de comunicação. Assim, seja em materiais gráficos, plataformas digitais ou campanhas institucionais, a marca será um símbolo que agrega os principais valores da Unila.

A nova identidade visual estará presente nos canais de comunicação do projeto: o perfil no Instagram, os boletins quinzenais e, em breve, o website do Campus Arandu, que reunirá informações relevantes e documentos do projeto.

Celebração
Além de apresentar a nova marca, o evento contou também com uma exposição de exercícios formais plásticos do curso de arquitetura e acervo de fotos da primeira etapa de construção do Campus Arandu. Os presentes também assistiram a uma performance artística do COTE’COI, grupo de Teatro Musical da PROEX.

Imprensa de Itaipu