Mercados ajustados aos clientes: a fórmula do sucesso
O Mercado Cantinho da Família completa três anos. É um exemplo dentre os empreendimentos “de bairro” que estão em alta.
- Da Redação –
As fases da expansão supermercadista ainda causam fenômenos distintos no segmento comercial e mexem com a preferência da população. Quem acreditou, que depois da Covid-19 “nada seria como antes”, acertou.
Com a instalação de grandes redes em espaços amplamente dimensionados, os “hipermercados” oferecem variedade de produtos e marcas e itens como eletrodomésticos, materiais escolares, açougue, panificados, vestuários, assessórios automotivos, calçados e em alguns casos até mesmo materiais de construção. Isso causou um forte impacto nos setores comerciais e os que mais sofreram foram os pequenos e médios estabelecimentos. Os empresários que resolveram enfrentar a situação precisaram inovar perante a lei da oferta e procura, e, o senso de resistência acabou valorizando as iniciativas menores, em geral, localizadas fora das áreas centrais das cidades.
Por meio de um grande esforço de convencimento perante os clientes, foi preciso criatividade e o chamado exercício de corpo-a-corpo, descobrindo o que se deveria manter nas gôndolas.
A proposta não é nova. Em muitas cidades, a exemplo do Rio de Janeiro, os pequenos mercados sobrevivem graças a essas estratégicas, de manter boa identificação com a clientela. Apesar das grandes redes, os “mercadinhos” são a solução para os moradores, como ocorre na Zona Sul da cidade. Os estabelecimentos possuem um pouco de tudo, do pão feito na hora aos produtos mais requintados.
Em Foz do Iguaçu a receita do sucesso exige um pouco mais de empenho. Apesar da existência de duas redes supermercadistas, com várias e grandes lojas espalhadas por todo o perímetro central e bairros, pequenas e médias empresas sobrevivem e enfrentam com heroísmo a concorrência, se destacando pela qualidade nos produtos “da casa”. O bom desempenho desses locais pode ser medido pela abertura de grandes lojas atacadistas, justamente para abastecer o segmento dos pequenos e médios, que se organiza para ficar.
Um exemplo de sucesso é o empreendimento conhecido como “Mercado Cantinho da Família”, localizado na área Sul da cidade, atendendo principalmente os bairros Carimã, Novo Horizonte e Jardim Buenos Aires.
Os proprietários, Juliane e Reginaldo Brandão inovaram, construindo uma nova sede, dimensionando em um único espaço a mesma linha de produtos oferecidos pelas grandes redes e agradando os clientes por meio dos serviços de panificadora, confeitaria, salgadinhos e no diferencial do açougue, que atrai compradores de outras localidades, inclusive.
A panificação, diga-se, é uma atividade industrial conhecida da empresa. Os empresários atendem vários hotéis no eixo turístico, levando pão quente em vários horários do dia. “Com a pontualidade e boa prestação de serviço dessa empresa, deixei de fazer pão e confeitos em meu hotel, deslocando os colaboradores para outras áreas, sem precisar demiti-los; isso causou uma grande economia financeira e logística”, ressaltou um hoteleiro.
O Mercado Cantinho da Família existia no bairro ao lado, (Novo Horizonte), mas os empresários olharam para o desenvolvimento da região, imersa em grandes obras estruturantes e partiram para o redimensionamento do negócio, adquirindo terrenos e construindo um espaço bem maior. “No começo tínhamos dúvidas, chegamos a pensar que havíamos dado um passo maior que as pernas, e com a pandemia, então, perdemos o sono por vários meses, mas, jamais, em tempo algum, pensamos em desistir e fomos em frente”, disse Juliane Brandão, que sempre agradece aos clientes por terem aceito a ideia empresarial como um serviço essencial. E há mesmo essa essencialidade, a começar pelo fato dos moradores não precisarem se deslocar para adquirir produtos como os que compõem a mesa do café da manhã, por exemplo. Desde que abriu, o Mercado Cantinho da Família abre todos os dias, do raiar ao pôr do Sol.
“Olhando para as necessidades e conforto dos nossos clientes, hoje mais amigos do que simplesmente compradores, pensamos em expandir alguns setores, como o de hortifrúti, o serviço de café e lanches no local, e sempre procurar entender o que as pessoas mais querem em matéria de produtos, que além de estarem ao alcance, com qualidade, possuam também preços competitivos. Completaremos três anos desta nova empreitada e todos os dias aprendemos um pouco mais, para inovar e agradar os nossos amigos, pois alguns comparecem mais de três vezes ao dia dependendo as necessidades. Tratamos o nosso negócio como uma extensão da nossa casa e das casas dos clientes, para que se sintam sempre confiantes e satisfeitos”, disse Reginaldo Brandão, vestindo a camiseta comemorativa aos três anos do empreendimento.