Hospital Itamed ampliará atendimento com serviços de qualidade, tecnologia e humanização

Em entrevista, o superintendente Gilmar de Oliveira pontua como serão os novos tempos.

As recentes novidades no hospital recém batizado como “Itamed” despertaram muito a curiosidade dos leitores, evidente a importância do complexo na área da Saúde de Foz do Iguaçu e Região. As dúvidas e perguntas remetidas pelos leitores, foram organizadas e enviadas ao Diretor-Superintendente do Hospital Itamed, Gilmar de Oliveira, que as responde com excluisvidade.

 

Almanaque Futuro – Como chegaram a essa estratégia para anunciar um “novo tempo” em uma instituição tão importante no setor de Saúde?

Gilmar de Oliveira – É normal de tempos em tempos as empresas buscarem atualizar a forma como são percebidos pelos seus públicos. A decisão de adotar uma nova marca e identidade visual foi fruto de um planejamento detalhado. Contratamos uma empresa de consultoria, Verdi Design, que nos auxiliou nesta mudança. Buscamos criar uma comunicação mais clara e integrada com nossos pacientes e parceiros, facilitando o entendimento dos serviços oferecidos. A nova marca unifica o nome do hospital com o plano de saúde, representando um momento de modernização, transparência e fortalecimento da confiança. Esse “novo tempo” reflete não apenas mudanças visuais, mas também um compromisso com inovação, qualidade e humanização no atendimento.

 

A Fundação de Saúde Itaiguapy, gestora do Hospital Itamed, receberá um significativo aporte, na casa dos 100 milhões de reais. Quais os passos para incrementar o que seria uma nova fase?

Gilmar de Oliveira – O aporte de 100 milhões de reais será fundamental para consolidar essa nova fase. Os investimentos serão direcionados, 55 milhões de reais ao Custeio Social para atendimentos ao Sistema Únicos de Saúde (SUS), e o restante, à aquisição e atualização de equipamentos médico-hospitalares modernos, modernização da Tecnologia de Informação (TI), melhorias em infraestrutura das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e centro cirúrgico e reestruturação de processos. Além disso, trabalharemos na implementação de um plano de carreira e desenvolvimento para os colaboradores, garantindo a valorização profissional e incentivando a excelência nos serviços. A transparência e a eficiência administrativa também serão fortalecidas.

Quais os serviços que serão mais atendidos com o investimento?

Gilmar de Oliveira – Os investimentos beneficiarão diretamente os serviços de alta complexidade e áreas estratégicas, como oncologia, cardiologia, gestação de alto risco e neonatologia. Também haverá melhorias nos serviços de diagnóstico, com a modernização do laboratório e aquisição de equipamentos de ponta para exames de imagem. Além disso, a infraestrutura hospitalar será ampliada para oferecer mais conforto e segurança aos pacientes, tanto do SUS quanto de atendimentos particulares e planos de saúde.

 

O senhor fala bastante em “humanização” e isso tem sido uma característica da instituição. Como se dará manutenção a isso, levando em conta a necessidade de modernizar também o atendimento?

Gilmar de Oliveira – A humanização é um pilar inegociável para o Hospital Itamed e continuará a ser prioridade. A modernização do atendimento não significa perda do calor humano, pelo contrário: a tecnologia será uma aliada para otimizar processos, reduzindo o tempo de espera e permitindo que os profissionais se dediquem ainda mais ao cuidado direto com os pacientes. A capacitação contínua das equipes, a melhoria na comunicação e o investimento em ambientes mais acolhedores também contribuirão para manter a excelência no atendimento humanizado.

 

Como a unificação do hospital e plano de saúde pode melhorar ainda mais as necessidades dos usuários e de quem procura as unidades que fazem parte do complexo?

Gilmar de Oliveira – A unificação sob uma única marca fortalece a identidade da instituição e traz mais clareza para os usuários. Isso facilita o acesso aos serviços, melhora a comunicação entre as unidades e oferece uma experiência mais integrada e eficiente. Seja no hospital, no plano de saúde, no laboratório ou no centro clínico, o paciente terá a certeza de estar em um ambiente com a qualidade Itamed, recebendo atendimento de excelência e confiança.

 

Há um planejamento estratégico de três anos pela frente, até 2028. Quais as mudanças administrativas que são os desafios de sua gestão?

Gilmar de Oliveira – O planejamento estratégico prevê mudanças significativas em diversas frentes. Entre os principais desafios estão o aprimoramento da gestão, como a reestruturação departamental, a modernização de contratos e a implementação de práticas de gestão mais eficientes e transparentes, como auditoria interna e gestão de integridade e riscos. Trabalhamos também no desenvolvimento de um plano de carreira para valorizar os colaboradores, além de iniciativas voltadas à sustentabilidade e inovação. Nosso foco é consolidar a excelência nos serviços prestados e preparar a instituição para os desafios futuros.

 

Foz discute com mais intensidade a necessidade de instalação de um Hospital Pediátrico em Foz. A parceria com o Pequeno Príncipe, de Curitiba, suprirá essa demanda?

Gilmar de Oliveira – A parceria com o Hospital Pequeno Príncipe é um passo fundamental para fortalecer a assistência pediátrica na região. Contaremos com expertise e a tecnologia de uma das maiores referências em pediatria do país para o Hospital Itamed. Embora não substitua a necessidade de um hospital pediátrico exclusivo, essa colaboração garantirá uma significativa melhoria no atendimento às crianças, com troca de experiências e ações conjuntas que beneficiarão toda a comunidade.

 

Como o complexo hospitalar estará à disposição da população agora e no futuro?

Gilmar de Oliveira – O Hospital Itamed já se destaca como referência regional, atendendo pacientes do Brasil, Paraguai e Argentina. Com os investimentos anunciados e as melhorias previstas, estaremos ainda mais preparados para oferecer serviços de alta qualidade, com tecnologia avançada, infraestrutura moderna e atendimento humanizado. No futuro, o complexo hospitalar continuará a evoluir, acompanhando as demandas da população e consolidando-se como um centro de excelência e de alta complexidade em saúde na tríplice fronteira.