Cataratas do Iguaçu é a característica mais famosa do Paraná, afirma IA

ChatGPT foi instigado a mencionar algo famoso de cada estado brasileiro

 

As Cataratas do Iguaçu, maior conjunto de quedas d’água do mundo dentro do Parque Nacional do Iguaçu na fronteira compartilhada entre Brasil e Argentina, é a característica do mundo virtual mais identificada com o Paraná. A revelação é do ChatGPT, assistente de Inteligência Artificial (IA), e coloca em destaque o ícone do turismo da Tríplice Fronteira, que inclui ainda o Paraguai. “É mais uma demonstração do potencial turístico nacional e internacional do nosso principal atrativo”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.

O serviço de Inteligência Artificial, lançado pela companhia OpenAI em novembro de 2022, é um modelo especializado em diálogo e ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado por esforço. O recurso, que simula a linguagem humana e é capaz analisar e gerar respostas, foi incitado no último dia 29 de abril para “citar algo ou alguma coisa famosa de cada estado brasileiro”. As Cataratas do Iguaçu estão entre os destaques das características naturais dos demais estados brasileiros revelados pelo ChatGPT.

O atrativo turístico do Parque Nacional do Iguaçu registrou em abril o melhor desempenho da visitação para o mês na história. No período, 150.827 pessoas ingressaram na unidade de conservação, batendo o melhor abril, que era do ano de 2019, ano anterior a pandemia, com o ingresso de 145.193 turistas. No comparativo com o mesmo período de 2022, a visitação foi 35% maior. O total também superou 2021, com 20.018 pessoas e 2020, quando a visitação turística estava suspensa por conta das medidas sanitárias.

Panorama

O prefeito Chico Brasileiro lembra que no primeiro quadrimestre de 2023 (de janeiro a abril), o Parque do Iguaçu já recebeu 616.630 visitantes, aumentou de 58% no comparativo do ano passado, chegando a 91% do movimento dos primeiros quatro meses de 2019. “Nosso atrativo recebeu este ano, visitantes de mais de 95 nacionalidades, especialmente do Mercosul como Argentina, Paraguai e Uruguai. É este turista que ainda não voltou 100% daquele período da pré-pandemia”, avalia.

A expectativa é que a chegada de mais visitantes estrangeiros aumente conforme com a chegada de mais voos internacionais no Aeroporto de Foz do Iguaçu. O terminal aeroportuário conta atualmente com voos regulares para Santiago e Montevidéu, capitais do Chile e do Uruguai, respectivamente, operados pelas companhias aéreas Gol e JetSMART.

Para o mês de novembro, a Latam anunciou que irá retomar os voos diretos de Foz do Iguaçu para Lima, capital do Peru, em três dias por semana. Os voos, interrompidos devido a pandemia, serão operados sempre às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos, com as decolagens de Foz do Iguaçu às 8h (hora local) e retornos de Lima à 0h40 (hora local). Os modelos utilizados serão: A319s, com capacidade para 138 passageiros; e A320s, com capacidade para 174 passageiros.

AMN