Foz do Iguaçu e o desenvolvimento ambiental

– Prof. José Afonso de Oliveira – 

Foz do Iguaçu conta com grandes e excelentes equipamentos na área ambiental. Temos uma verdadeira universidade ambiental a céu aberto que é o Parque Nacional do Iguaçu, a maior reserva de Mata Atlântica do Brasil.

Contamos ainda com o Refúgio Bela Vista da Itaipu Binacional que contém espécimes de flora e fauna, sendo que esta é uma referência no tratamento de animais silvestres e reprodução de suas espécies. Ainda a existência do ECOMUSEU de Itaipu, onde são, permanentemente, apresentadas exposições de vários e interessantes temas e que conta com todo o pessoal técnico para orientarem as visitas, sendo importante atrativo turístico.

Possuímos ainda em universidades públicas e privadas de nossa cidade e região cursos de formação de profissionais para o atendimento a essas necessidades ambientais.

Tudo isso para propor duas atividades fundamentais para as questões ambientais e para novos atrativos turísticos para a cidade.

Trata-se da criação de um centro de estudos ambientais no Parque Nacional do Iguaçu com respaldo e apoio da UNESCO e, por isso mesmo contando com apoios internacionais e locais para o desenvolvimento e ampliação do conhecimento de flora e fauna existente dentro dessa reserva nativa.

A possibilidade de criação de um aquário com espécies nativas dos rios Iguaçu e Paraná, dentro da área da Itaipu no Lago de represamento da barragem para estudos de psicultura e como um atrativo para todos os turistas que nos visitam anualmente.

*José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor