Impacto econômico positivo movimenta todos os setores produtivos, gera empregos e distribui renda
- Da Redação/Fotos divulgação
O município de Santa Terezinha de Itaipu é conhecido pela agricultura; turismo no Lago de Itaipu; por atrair muitas empresas em razão dos benefícios, e, é também considerada a cidade mais sustentável do país, mas em meio a tantos pontos positivos, um se destaca: a realização de um evento cultural, o Fespop.
É um exemplo de iniciativa que foi abraçada pela comunidade e por isso deu muito certo. A programação, além de reunir muitos artistas e que fazem sucesso em todo o país, fomenta a economia da cidade durante o período e até mesmo antes. Uma evidência é a ocupação dos hotéis, pousadas e residências que atuam na modalidade Airbnd. Com a cidade completamente lotada, até hotéis de Foz do Iguaçu, São Miguel e Medianeira lucram com o evento.
Santa Terezinha de Itaipu completou, aniversário em 03 de maio, ou seja, os 41 anos de emancipação político-administrativa. A programação teve início no último domingo, 30/04, e segue até o dia 14 de maio. “É momento de resgatarmos a nossa história e sentirmos orgulho de todas as conquistas que tornaram Santa Terezinha de Itaipu referência para todo o Brasil. Reafirmo o meu compromisso com cada itaipuense de trabalhar cada vez mais para projetar o nosso município para o futuro”, disse a prefeita Karla Galende.
A cidade que possui pouco mais de 23 mil habitantes praticamente multiplica a população por seis, se somados os dias de evento no calendário de aniversário. Isso ajuda muito o comércio, dos supermercados aos postos de gasolina. Segundo uma recente pesquisa, e dados repassados pela Associação Comercial, das 400 empresas instaladas no município, 50% sentem os reflexos causados pela Fespop.
Este ano a Fespop acontece entre 10 a 14 de maio e deve reunir nomes como Ana Castela, Zé Neto e Cristiano, Jorge e Mateus, Maiara e Maraysa, Gustavo Lima, César Menotti e Fabiano, Leo Santana, Pedro Sampaio e Dennis são algumas das celebridades que subirão ao palco. Vale a pena consultar a programação.
Para reunir tantos famosos e dar conforto ao público, é preciso organizar uma imensa infraestrutura, e para tal, são firmadas parcerias com o poder público e empresas privadas, que custeiam os cachês e toda a produção do evento. Os organizadores comercializam apenas camarotes, alguns locais específicos e em geral, a renda é revertida para entidades filantrópicas.
O evento, além da música, proporciona a excelente gastronomia regional, e demonstra o potencial comercial e industrial da cidade; é uma ótima opção de lazer para toda a família, com segurança e áreas de estacionamento.