Outubro Rosa: Saúde fez mais de 2.500 exames preventivos e 1.800 encaminhamentos para mamografias

A Secretaria Municipal da Saúde fechou o mês de outubro com 2.597 exames preventivos (Papanicolau) realizados nas 29 unidades básicas de saúde e 1.834 encaminhamentos para mamografias de mulheres acima dos 40 anos. O Outubro Rosa contou ainda com palestras, cursos de automaquiagem, aulas de dança e rodas de conversa em diversos locais, dentre os equipamentos da saúde, estabelecimentos comerciais e entidades.

O principal objetivo da campanha é despertar nas mulheres a atenção e o cuidado com a saúde, além de enfatizar a importância dos exames para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero.

“Fechamos o mês de outubro reafirmando o compromisso com a saúde da mulher. Todas as unidades se empenharam em reforçar os cuidados e orientar as mulheres sobre essas doenças e a importância de manter os exames em dia. Lembramos que o Papanicolau e os encaminhamentos para mamografia seguem disponíveis em todas as unidades de saúde”, disse a secretária da saúde, Jaqueline Tontini.

Novembro Azul e Vermelho

Agora, as ações se voltam ao Novembro Azul – mês de conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, e o Novembro Vermelho, de prevenção ao câncer de boca. O lançamento das duas campanhas acontecerá na próxima segunda-feira (07), às 9 horas, no auditório da UDC Anglo, na Vila A.

“O mês de conscientização e prevenção do câncer de boca junta-se ao Novembro Azul, enfatizando a importância dos cuidados da saúde do homem. Esse tipo de câncer (boca) é o quinto mais frequente entre homens o sétimo em mulheres. A boca é uma das principais portas de entrada de doenças em nosso organismo. Então, é fundamental cuidar da saúde bucal e estar atento a qualquer sinal de anormalidade, que pode representar um sinal de doença.”, explica a dentista e supervisora técnica em saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota.

Durante o todo o mês serão desenvolvidas atividades relacionadas ao Novembro Vermelho, com palestras em escolas e Cmeis e atendimento priorizado às pessoas com lesões ou sinais sugestivos da doença, tanto nas Unidades de Saúde quanto no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

As UBSs também vão fortalecer as orientações ao público masculino sobre o câncer de próstata, um dos tumores de maior incidência entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele. O diagnóstico do câncer de próstata é realizado pela análise dos resultados do exame clínico (toque retal) e dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue. Os exames são indicados para homens a partir dos 40 anos.

AMN