Com o título “Minha Rua, Nossa História” o livro de autoria do Professor Adilson Pasini, veio a público no ano em que a cidade de Santa Terezinha de Itaipu comemora 40 anos de emancipação e 70 anos de colonização. O volume define a identidade e a simbologia das ruas de uma cidade singular do oeste do Paraná.
A relevância do conteúdo, bem como a importância histórica do trabalho, recém-publicado, passou a ser disponibilizado no site da Prefeitura Municipal, basta acessar www.stitaipu.pr.gov.br, clicar em “A Cidade” e depois em “Ruas da Cidade” e também “História da cidade”.
O livro surgiu depois de um longo caminho de pesquisa trilhado pelo autor sobre as vias públicas e a construção da cidade, avançando em detalhes para dar a conhecer as faces das perspectivas da identificação urbana do município.
A metamorfose do quadro urbanístico bem definido ajudou a classificar os espaços compostos por vários bairros e região central da cidade.
“Minha Rua, Nossa História” é um título que enaltece os espaços por onde as pessoas circulam, residem, trabalham, estudam e onde as histórias se cruzam, estendendo o seu conteúdo a uma síntese da história que embala o leitor para um passado distante, mas não tão longe que não se possa vislumbrar.
Escrever um livro onde a pesquisa exige entrevistas diretas leva a percepção do grau de complexidade que se tem para se chegar à plenitude de conhecer uma comunidade, porque neste ambiente se observa as necessidades, os movimentos e as sabedorias das gerações, visto que elas se aperfeiçoam e se transformam a todo momento.
A tessitura dessa realidade se apresenta como um labirinto de questões que esse livro aceitou os desafios para sua publicação. A obra mostra as transformações ocorridas na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, principalmente desde 1950 até os dias atuais.
Na “Linha do Tempo” consta os acontecimentos marcantes da história listando os nomes dos pioneiros e das mulheres desbravadoras que ajudaram a remover galhos e pedras no período da colonização.
Hoje a relação da área urbana com a área rural se complementa para a consolidação de um município em expansão, com os processos produtivos e as formas contemporâneas de uma cidade bem estruturada.
Santa Terezinha de Itaipu é uma cidade singela com a natureza pelo fato de estar banhada pelas águas do Lago de Itaipu, pelas matas do Parque Nacional do Iguaçu, inserida assim no Corredor da Biodiversidade, que tenta devolver a originalidade da Mata Atlântica.
A cidade busca ser um território de trabalho plural, que além da força agrícola moderna, se apresenta como um município atraente e promissor no circuito industrial.
O livro disponibiliza dados importantes para que os moradores e estudiosos conheçam mais os aspectos desse lugar onde os fatores de crescimento estão sendo importantes e cruciais para esta nova fase da história da cidade.
“A memória de um povo é a sua identidade”, lembra Pasini, esperando que o conteúdo do seu trabalho possa colaborar para esse entendimento.
O livro é sem dúvida um instrumento educativo e um guia para as pessoas que desejam ampliar os seus conhecimentos sobre a história de Santa Terezinha de Itaipu. Quiçá todas as cidades pudessem dispor de um trabalho tão bem realizado.