Capas históricas do Museu da Imprensa ficam em exposição até domingo

Mostra no Mercado Barrageiro reúne 40 imagens de jornais e publicações, linha do tempo de Foz do Iguaçu desde 1953; visitação é gratuita.

Capas históricas do Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu ficam em exposição até domingo, 7, no Mercado Público Barrageiro, com acesso gratuito à população. A mostra reúne 40 imagens de jornais, revistas e outras publicações, uma linha do tempo de Foz do Iguaçu entre 1953 e 2019.

A exposição itinerante, em formato ampliado, integra o projeto lançado no último dia 26. São 21 títulos de publicações impressas na cidade, somando quase 20 mil páginas digitalizadas para pesquisa, consulta, pautas, curiosidades e descobertas, tudo acessível em museudaimprensafoz.com.br.

Uma das capas em destaque é da primeira edição do jornal A Notícia, publicada em 31 de outubro de 1953. O veículo era de propriedade de João Lobato Machado e tinha como gerente Inácio Sottomaior, ambos pioneiros iguaçuenses.

“Nossa cidade está se tornando adulta, crescendo muito”, diz a apresentação do número inaugural, assinada por João Lobato Machado. O texto contextualiza o avanço regional. “Foz do Iguaçu tem que estar, como sempre esteve, na vanguarda, na linha de frente, liderando esse progresso.”

A exposição reúne, entre outros periódicos, capas de O Trabalhador (1959), Mini Informativo (1953), O Jornal de Foz (1970), Informativo Unicon (1979), Nosso Tempo (1980) e Diário da Cidade (1984). Entre as revistas, Cabeza e Escrita, além do livro Retratos, sobre os pioneiros de Foz do Iguaçu.

Visitar essas capas emblemáticas significa mergulhar no tempo, revisitar personagens e acontecimentos e acompanhar a evolução da cidade nas últimas seis décadas. A exposição é um convite a pesquisadores, jornalistas, historiadores, agentes públicos, estudantes, professores e à população em geral, que pode conhecer melhor a história iguaçuense, relacioná-la ao presente e projetar o futuro.

Acervo online

O Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu é um projeto da Associação Guatá — Cultura em Movimento, com apoio da Itaipu Binacional. O objetivo é resgatar, preservar e promover o patrimônio histórico e cultural, democratizando a consulta a fontes primárias, ou seja, a história contada pelas páginas dos jornais.

O relicário de Foz reúne mais de 18,6 mil páginas digitalizadas em sua primeira coleção. São 21 títulos lançados desde o longínquo ano de 1953 — primórdio do jornalismo impresso na cidade — até periódicos com circulação em 2018. Vivo, o museu virtual seguirá incorporando novas publicações.

Exposição de capas | Museu da Imprensa
Data: até 7 de dezembro (domingo)
Horário: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 9h às 22h
Local: Mercado Público Barrageiro (Avenida Tancredo Neves — Vila A)

Acesse: www.museudaimprensafoz.com.br
Siga: @museudaimprensafoz

Assessoria