Hospital Itamed dá início às obras da nova Central de Material Esterilizado (CME)
Espaço serve para processar, esterilizar e distribuir materiais médico-hospitalares de forma segura, garantindo que os instrumentos estejam aptos para uso.
O Hospital Itamed realizou na manhã desta segunda-feira (27) a solenidade de lançamento oficial das obras da nova Central de Material Esterilizado (CME). O projeto representa um avanço estratégico para a segurança do paciente, a eficiência dos processos cirúrgicos e a modernização da infraestrutura hospitalar.
A cerimônia reuniu gestores, parceiros e profissionais da saúde da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do complexo hospitalar. “A CME é o coração silencioso de um hospital. Sem ela, não há cirurgia segura, não há assistência confiável, não há medicina moderna”, destacou o diretor-superintendente do hospital, Gilmar de Oliveira, ao abrir o evento.
Gilmar também ressaltou: “Esta obra foi planejada pensando nas próximas décadas, no crescimento do hospital e de toda a região. Agradecemos à Itaipu pela confiança e parceria, sem a qual este projeto não seria possível”.
O projeto se torna realidade por meio do convênio firmado com a Itaipu Binacional, que investiu na execução da obra e compra dos equipamentos. “Em nome do diretor-geral-brasileiro, Enio Verri, agradeço à Fundação pelo trabalho desenvolvido, pelo trato sensível com a comunidade. É um orgulho imenso fazer parte deste projeto. A Itaipu vai acompanhar de perto, sabendo que cada centavo será bem aplicado e revertido, de alguma maneira, para a comunidade”, enfatizou Luciany Franco, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu.
A nova CME terá 704 m² de área projetada. A entrega está prevista para ocorrer em aproximadamente nove meses e a Construtora Tarobá é responsável pela construção e adequação da área. O investimento total é de R$ 18 milhões.
O projeto integra um amplo plano de reestruturação do Hospital, que já contemplou a reforma e ampliação da Oncologia e tem previstas etapas que incluem melhorias no centro cirúrgico, aquisição de novos equipamentos e outras ações de revitalização que visam a modernizar a infraestrutura e qualificar ainda mais os serviços oferecidos.
Impacto para a saúde
A nova Central foi cuidadosamente planejada para otimizar fluxos de trabalho, modernizar processos e garantir o mais alto padrão de biossegurança, conforme as diretrizes da RDC 15/2012 (ANVISA) e normas de arquitetura hospitalar. A unidade terá tecnologias de automação, digitalização de processos, segregação de áreas limpa e suja, além de ser preparada para atender uma futura expansão do hospital.
A nova CME trará impactos diretos na qualidade assistencial e na resolutividade do hospital. Entre os benefícios esperados estão:
– Ampliação da capacidade cirúrgica;
– Redução do risco de infecções relacionadas à assistência à saúde;
– Diminuição do tempo de espera para cirurgias eletivas;
– Melhoria das condições de trabalho das equipes;
– Redução de custos operacionais com retrabalho e manutenções;
– Melhoria nos processos de rastreabilidade dos materiais e equipamentos;
– Conformidade plena com normas sanitárias.
Hospital Itamed
Localizado em Foz do Iguaçu, o Hospital Itamed é referência em alta complexidade para a 9ª Regional de Saúde do Paraná, atendendo uma população superior a 400 mil habitantes, entre residentes da região e pacientes de cidades vizinhas.
Com estrutura completa, composta por laboratório e plano de saúde próprios, centro cirúrgico e unidades de terapia intensiva, amplo acervo de especialidades médicas e mais de 400 profissionais médicos, o Itamed oferece serviços compatíveis com os grandes centros de saúde do estado, atendendo planos de saúde privados, convênios e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Assessoria Hospital Itamed
