Missa na Catedral de Foz celebra o Dia Mundial do Turismo, neste sábado (27)

O tema deste ano, “Turismo e Sustentabilidade”, convida a uma reflexão sobre a responsabilidade em garantir a proteção do meio ambiente e das comunidades locais

O Dia Mundial do Turismo, comemorado neste sábado, 27 de setembro, terá uma celebração especial na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu. Às 19h30, haverá uma missa na Capela do Santíssimo, com a presença de autoridades, entre as quais o prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, profissionais do trade turístico e integrantes da Pastoral do Turismo – Pastur, que reúne pessoas de várias paróquias. Foram também convidados representantes de outras denominações religiosas.

O padre Clodoaldo Isidoro Frassetto, pároco da catedral, lembra que o tema deste ano do Dia Mundial do Turismo, “Turismo e Sustentabilidade”, vai ao encontro do que hoje se entende como necessário à sobrevivência da espécie humana, para garantir viagens responsáveis que não afetem o meio ambiente e garantam a integridade das comunidades locais. “É um tema fundamental para que entendamos como o mundo pode ser melhor e mais humano”, diz o padre.

Acolhimento a visitantes

Com a criação da Pastoral do Turismo, em agosto deste ano, a Diocese de Foz do Iguaçu procurou ampliar a presença da Igreja Católica no setor, que é responsável pela atração e atendimento a visitantes do mundo inteiro. A existência de santuários, igrejas históricas e diversidade cultural torna a região propícia para o turismo religioso. Com a Pastur, a intenção é organizar e dar sentido pastoral a essa vocação já existente.

A coordenadora da pastoral, Rosilene Medeiros, diz que a intenção é acolher os visitantes com espiritualidade, cuidado e informação, promovendo um turismo que respeite os valores cristãos e ofereça momentos de fé ao longo das visitas. “Isso transforma o turismo em uma oportunidade de evangelização e testemunho cristão”, diz.

Ela e a equipe, que inclui o assessor espiritual da Pastur em Foz do Iguaçu, padre Clodoaldo, apresentaram este mês o planejamento da pastoral para o bispo Dom Sergio de Deus, que “foi muito bem recebido”, depois de ponderações. A Pastur também apresentou a proposta de uma missa especial no Dia do Turismo.

Metas da Pastur

Dentro do planejamento da Pastur, está a realização do levantamento e mapeamento das paróquias que possuam elementos de valor turístico-cultural, como arquitetura histórica, arte sacra e relíquias, entre outros — com foco especial naquelas localizadas ao longo do corredor turístico —, visando incluí-las como pontos de visitação e valorização do patrimônio religioso local.
Também está prevista a produção de portfólios das paróquias selecionadas, com informações históricas e imagens, que serão apresentados às agências de turismo da diocese. E, ainda, entre outros pontos, inserir a Pastoral do Turismo nos espaços de diálogo e construção de políticas públicas (como seminários, simpósios e fóruns) nos municípios da diocese, na intenção de colaborar na defesa da dignidade humana, especialmente dos mais vulneráveis, unindo ação social e evangelização.

Assessoria de Imprensa