Comércio de Foz confirma bom momento e lidera geração deempregos em julho

Resultado segue ritmo do primeiro semestre, quando o segmento foi responsável por 40% das vagas formais na cidade.

O comércio de Foz do Iguaçu confirmou o bom desempenho do primeiro semestre e liderou a geração de empregos no mês de julho entre todos os segmentos econômicos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que acabam de ser divulgados.

O comércio apresentou, em julho, 1.317 admissões e 1.134 desligamentos, ou seja, saldo de 183. O resultado está à frente de serviços/turismo (160), indústria (26), agropecuária (3) e construção (-64).

Abrangendo todos os cinco setores da economia iguaçuense medidos pelo Caged, foram 3.680 contratações e 3.372 demissões no período, com saldo de 308.

Com efeito, nos primeiros sete meses do ano, de janeiro a julho, a economia de Foz do Iguaçu contabiliza 1.981 ocupações, resultado da diferença entre 26.871 admissões e 24.890 desligamentos. Por segmento, tem-se:

– agropecuária: -6;

– indústria: 88;

– construção: -16;

– comércio: 840;

– serviços (com turismo): 1.075;

TOTAL: 1.981

Com o novo incremento na balança do emprego, o comércio passa a ter 21.240 vagas formais, o chamado estoque.“São números motivadores, ainda mais que já demos a largada para o importante período de compras que vai até o ano-novo”, avalia o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIFI), Edmilson Iareski.

Ele lembra que o setor lojista reforça as campanhas, com liquidações e ações para movimentar as vendas. Já a ACIFI realiza, em conjunto com parceiros, uma iniciativa que alia incentivo às compras locais e entregas de premiações, com brindes instantâneos e prêmios de alto valor.

“Estamos com a expectativa em alta para o movimento no comércio e vamos contribuir com campanha promocional ainda mais forte”, acrescenta. “E vale repetir: comprar em Foz do Iguaçu gera empregos e os recursos ficam na cidade, impulsionando o seu crescimento. Nosso comércio mostra a sua solidez e sua importância para a geração de renda e qualidade de vida à população”, conclui Edmilson.

40% dos empregos

O comércio gerou 40% dos empregos de Foz do Iguaçu no primeiro semestre de 2025, de janeiro a junho, de acordo com o Caged. Neste ano, até o momento, o melhor mês para o ramo foi fevereiro, quando o saldo de vagas chegou a 217.

(AI ACIFI)