ACAPI celebra 50 Anos de arte e cultura em Foz do Iguaçu
A Associação Cultural dos Artistas Plásticos de Foz do Iguaçu (ACAPI), fundada em 1975, completa meio século de contribuição à arte local por meio de exposições, ações culturais e preservação do patrimônio artístico da cidade.
*Por Eliane Luiza Schaefer_
Criada em agosto de 1975 por um grupo de artistas apaixonados pela cidade e cultura, a ACAPI surgiu do dinamismo de pessoas que já participavam de iniciativas como o Coral “Madrigal”, grupos de teatro, dentre outras atividades em geral desenvolvidas em clubes sociais e de serviços. Entre os idealizadores estavam Haroldo Alvarenga, Antonio Cabral de Mendonça, Afonso Zeneu Nelmann e Arsoval Mota, e alguns abnegados aos movimentos que buscavam inserir a arte de forma mais ativa no âmbito social, fortalecendo a cultura local.
A associação foi construída pelo empenho coletivo de vários artistas, alguns já em memória. A ACAPI não existiria sem a determinação de pessoas como Narciso Valiatti, Arsoval Motta, Maria Helena Casarin, José Kuiava, Leila Alvarenga, Arlete Mota, Vicente Mutti, José Joaquim Marques e Juan Martinez.
Hoje, a ACAPI é referência em exposições e ações culturais, representando os interesses dos artistas junto a órgãos públicos e privados, como a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).
Exposições em Destaque
Ao longo de cinco décadas, a ACAPI consolidou sua presença em escolas, shoppings, na Fundação Cultural e no Espaço Haroldo Alvarenga. Entre as mostras recentes destacam-se:
• “ACAPI: Uma História que Precisa Ser Mostrada”, comemorativa aos 50 anos;
• “ARTE E NATUREZA: CORES PARA VER E SENTIR”, com obras inspiradas na natureza e nas cores locais.
Como destaca a associação:
“Sempre buscamos dar visibilidade aos artistas locais, promovendo exposições, educação, inclusão social e preservação do patrimônio artístico de Foz do Iguaçu.”
A entidade também contribui para a cidade por meio da formação de público, ocupação de espaços culturais e ações que aproximam a comunidade das artes.
Homenagem a Loty Ferreira
Como parte das comemorações do jubileu de ouro, representantes da ACAPI e artistas reuniram-se no restaurante Aipim para celebrar a trajetória da associação. Durante o evento, Loty Ferreira, artista de destaque nacional e internacional, foi homenageada pelo seu trabalho e contribuição à arte plástica da cidade. Além de produzir obras de técnica apurada, Loty atuou como professora de pintura, incentivando novos talentos e fortalecendo o cenário artístico local.
Próximas Ações
Para este ano, a ACAPI já programou iniciativas como a participação na Feira do Livro, junto à Fundação Cultural, com exposição inédita, e a exposição comemorativa dos 50 anos, com 50 obras que destacam a importância de Santos Dumont para as Cataratas e para Foz do Iguaçu. A associação segue comprometida em fomentar a arte, promover projetos culturais e garantir visibilidade aos artistas da região.
“Convidamos os artistas do Iguaçu a fazerem parte da associação e a comunidade a caminhar junto, apoiando, visitando as exposições e fomentando a arte, que é tão rica e diversificada em toda a região do Iguaçu.” – Renata Olivi, presidente da ACAPI.