Parque das Aves participa da campanha nacional “Jacaré de Boa na Lagoa” com exposição interativa
Ação promovida em todo o país acontece no dia 15 de agosto e busca sensibilizar sobre a importância dos jacarés na biodiversidade brasileira
No dia 15 de agosto, o Parque das Aves será palco de uma ação especial em prol da biodiversidade brasileira: a exposição interativa “Jacaré de Boa na Lagoa”, realizada no Espaço dos Jacarés como parte da campanha nacional promovida pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB.
A atividade, aberta ao público das 9h às 16h, tem como objetivo sensibilizar os visitantes sobre a importância ecológica dos jacarés, com ênfase no jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), único representante desse grupo de répteis que ocorre na Mata Atlântica.
Durante a visita, será possível conhecer os jacarés-de-papo-amarelo que vivem no Parque das Aves, além de aprender mais sobre seu papel nos ecossistemas e os desafios que enfrentam.
“A campanha nacional promovida pela AZAB reforça a importância de conhecermos e valorizarmos espécies como o jacaré-de-papo-amarelo, que faz parte da biodiversidade da Mata Atlântica. Ao participar dessa iniciativa, o Parque das Aves contribui para ampliar a sensibilização sobre o papel desses animais nos ecossistemas e os desafios que enfrentam para sobreviver”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação do Parque das Aves.
O papel ecológico e os desafios dos jacarés
Os jacarés desempenham funções essenciais nos ecossistemas, como o controle populacional de presas, a manutenção do equilíbrio ambiental e até a atuação como indicadores de saúde dos ambientes aquáticos, já que podem ajudar na detecção de doenças, inclusive algumas transmissíveis aos seres humanos.
Apesar dessa relevância, ainda enfrentam o estigma de animais perigosos, o que prejudica sua preservação.
“Queremos que o público compreenda que os jacarés não são vilões, mas aliados na manutenção da biodiversidade. A campanha ‘Jacaré de Boa na Lagoa’ é uma oportunidade para desconstruir mitos e reforçar a importância desses animais.”, destaca Gabriela.
Além da desinformação, jacarés enfrentam ameaças como a caça ilegal, a poluição e as mudanças climáticas. Na Mata Atlântica, o jacaré-de-papo-amarelo é o único representante da ordem dos crocodilianos, o que torna sua conservação ainda mais estratégica para a manutenção da biodiversidade do bioma.
A exposição
A participação do Parque das Aves na campanha contará com uma exposição interativa no Espaço dos Jacarés, materiais biológicos e elementos visuais que apresentam curiosidades, características e informações sobre a importância ecológica dos jacarés.
O público também poderá participar de atividades conduzidas pela equipe de Educação para Conservação, com dinâmicas que estimulam o aprendizado de forma lúdica e envolvente.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico (Restaurante Sabores da Floresta, Bistrô da Mata e Café da Praça) e compras na Loja de souvenirs.
Serviço
O quê: Exposição “Jacaré de Boa na Lagoa” campanha promovida pela AZAB
Onde: Espaço dos Jacarés – próximo ao Bistrô da Mata, no Parque das Aves
Quando: 15 de agosto de 2025, das 9h às 16h
Assessoria de Imprensa Parque das Aves