Itaipu Parquetec apresenta trabalhos técnicos em evento do setor elétrico
Instituição participou de sete trabalhos técnicos e expôs mini planta de hidrogênio durante o Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos (SIMPASE)
O Itaipu Parquetec marcou presença na 14ª edição do Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos (SIMPASE), realizado entre os dias 4 e 6 de agosto, no Hotel Bourbon Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (CIGRE-Brasil) e organizado pela Itaipu Binacional, o evento é considerado um dos mais relevantes do setor elétrico brasileiro.
Ao longo de três dias, o SIMPASE reuniu especialistas de empresas de energia, universidades, centros de pesquisa e indústria para debater os avanços e os desafios da automação no sistema elétrico. Temas como redes de transmissão e distribuição, segurança cibernética, inovação tecnológica, centros de operação, e automação de usinas e subestações foram destaque na programação técnica.
O Itaipu Parquetec contribuiu ativamente com a apresentação e participação em sete trabalhos técnicos, desenvolvidos por profissionais, entre empregados e bolsistas, vinculados à instituição. O objetivo foi demonstrar a atuação do Parque com soluções voltadas à transição energética, a atuação em temas estratégicos para o futuro da matriz energética brasileira e a inovação no setor elétrico.
No estande, a exposição da mini planta de hidrogênio chamou a atenção dos participantes ao demonstrar, em escala reduzida, a produção e o uso do hidrogênio como vetor energético limpo e sustentável. A iniciativa reflete o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tecnologias do Hidrogênio da Itaipu Parquetec, que fabrica desde 2012 equipamentos de teste de eletrolisadores. A Estação Automatizada de Ensaio de Eletrolisadores é uma solução robusta e precisa que permite análises detalhadas de desempenho, contribuindo para o avanço da cadeia tecnológica do hidrogênio no país.
O profissional de TIC do centro de gestão Energética do Itaipu Parquetec, Nicolas Pierim Pereira, apresentou no SIMPASE o trabalho “Desenvolvimento e configuração de conexão para compartilhamento de dados sincrofasoriais entre empresas”, resultado de uma demanda prática surgida em um convênio com a Itaipu Binacional. “O nosso trabalho trata-se de um projeto de compartilhamento de dados sincrofasoriais. É uma iniciativa que surgiu da necessidade de tornar mais tecnológico e digitalizado o processo de transferência de dados entre empresas”, explicou Nicolas.
Segundo ele, o objetivo é ampliar a integração e a inteligência nas operações do sistema elétrico. “A Itaipu atua como geradora de energia elétrica, enquanto a Copel opera como transmissora. Quando essas empresas compartilham dados em tempo real, é possível ampliar o alcance para a tomada de decisão e análise do cenário do sistema elétrico como um todo. Com o apoio do Itaipu Parquetec as duas empresas conseguem hoje realizar esse compartilhamento de forma eficiente, promovendo um avanço tecnológico importante para o setor elétrico nacional”, completou.
O bolsista Jonatas Eduardo Stein, apresentou o trabalho “Hackeando a Indústria: um Estudo de Ataques Cibernéticos em Ambiente Industrial Simulado”, resultado de uma pesquisa aplicada no Centro de Segurança Cibernética do Parque Tecnológico.
“Foi um trabalho desenvolvido em um ambiente simulado, que reproduz um cenário industrial, com diversos equipamentos e protocolos,” explicou Jonatas. “Nesse ambiente controlado, realizamos cinco tipos diferentes de ataques cibernéticos com o objetivo de analisar o comportamento do sistema sob essas ameaças.”
Segundo ele, as análises foram feitas por meio de ferramentas que permitiram monitorar a comunicação dos equipamentos e identificar os efeitos causados. “A ideia foi observar os impactos desses ataques no ambiente cibernético e promover a conscientização sobre os riscos e a importância da pesquisa cibernética na área industrial”, pontuou Jonatas.

Trabalhos apresentados
• Desenvolvimento e configuração de conexão para compartilhamento de dados sincrofasoriais entre empresas
Autor principal: Nicolas Pierim Pereira
• Desenvolvimento de hardwares e experimentação em simuladores de tempo real para função de estabilização de sistemas de potência
Autor principal: Paulo Thiago de Godoy
• Evolução do barramento de processo em subestações digitais: uma análise comparativa entre os padrões IEC61850-9-2, IEC61850-9-2LE e IEC61869-9
Autor principal: Leonardo de Assis Nizer
• Implementação de proteção de perda de sincronismo baseada na derivada da potência elétrica ativa e reativa no IED comercial SEL 451-5
Autor principal: Milton Ernesto Barrios Aguilar
• Metodologia para gestão segura e documentação de protocolos de comunicação em subestações digitais
Autor principal: Leandro Valoto da Silva
• Hackeando a Indústria: um Estudo de Ataques Cibernéticos em Ambiente Industrial Simulado
Autor principal: Jonatas Eduardo Stein
• Blindagem digital: como proteger redes de telecomunicações e automação contra ataques de dispositivos de hardware hacking
Autor principal: Fillipe Lucchin Paukner (Itaipu Binacional)
Assessoria de Imprensa Itaipu Parquetec