Codetri recebe governo do Paraguai para debater abertura da Ponte da Integração
Vice-ministros do Comércio e Serviços e de Investimento e Exportação, assim como a ministra de Turismo, integraram a comitiva, que se reuniu com lideranças da região trinacional, em Foz do Iguaçu.
O Codetri (Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu) recebeu, nessa quarta-feira, 16, autoridades do governo federal do Paraguai para debater as demandas que envolvem a abertura da Ponte Internacional da Integração. A comitiva, que se reuniu com lideranças da região trinacional na ACIFI, em Foz do Iguaçu, contou com os vice-ministros do Comércio e Serviços, Rodrigo Maluff, e de Investimento e Exportação, Javier Viveros, e a ministra do Turismo, Angie Duarte.
Foi destacado o andamento das obras complementares em Presidente Franco, apesar do atraso da ponte sobre o Rio Monday, que será rota de cargas. Na margem brasileira, foi reiterado o cronograma da construtora de entrega das edificações e da Perimetral Leste em novembro. Porém, a preocupação é quanto ao pessoal para operar a área de controle fronteiriço e os trâmites para a finalização e o início do funcionamento das aduanas.
Entre agentes públicos e lideranças dos dois países, o coro é pela célere abertura da Ponte da Integração. Em outubro de 2023, integrantes do Codetri fizeram a travessia da via a pé, a primeira realizada pela comunidade das Três Fronteiras, e desde então o conselho requer a liberação do tráfego de veículos, inclusive atuando junto às instituições brasileiras e paraguaias a fim de superar e resolver gargalos.
O vice-ministro Rodrigo Maluff afirmou que o governo federal do Paraguai, dos ministros à chancelaria, atua com o objetivo de facilitar o fluxo fronteiriço. “Queremos expor e ouvir ideias sobre a ponte, pois precisamos dinamizar a integração para o comércio, a logística e o turismo da região trinacional”, apontou. E agregou informes sobre projetos de cunho integrador de seu país em parceria com as nações vizinhas.
Representando o Codetri, Ivan Leguizamón atualizou as demandas para a abertura da Ponte da Integração, pedindo que elas sejam tratadas com transparência e efetividade pelos governos. “Nos preocupa que a ponte pode ser aberta, mas que não tenha equipe para as operações. A Receita pediu 120 servidores, recebendo somente 12”, exemplificou Ivan, que preside o Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran).
Presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Paulo Debrito explicou sobre a formação de uma comissão binacional relacionada ao tema. Representante da Receita Federal do Brasil, Vinícius Meireles enumerou as ações que estão sendo realizadas pela instituição. Secretário Municipal de Turismo e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, Jin Petrycoski enfatizou a importância do trabalho integrado entre as cidades fronteiriças. Diretor de Comércio Exterior da ACIFI, Mario Camargo chamou atenção para a necessidade de um plano de ação para organizar o fluxo de veículos com a entrega da Perimetral Leste.
Também participaram da reunião o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini; secretário municipal de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, almirante Paulo Tinoco; vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Renata Sakamoto; represente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Leonardo Quinonez; diretores da prefeitura e dirigentes de órgãos federais do Paraguai.
Maior feira de negócios do Paraguai
Os participantes receberam a apresentação do evento Paraguay Business Week (PBW), que será em setembro, em Ciudad del Este, considerado a maior feira de negócios do país. A abertura deverá contar com a presença do presidente Santiago Peña. Reunindo grandes investidores, empresários e poder público, concentrará em só lugar a Alto Paraná Invest Forum, a 16.ª Expo Paraguai-Brasil e a Expo Maquila. O Codetri terá espaço na programação.
“Será o maior evento de negócios do país, e pretendemos atingir grandes inversões”, realçou o vice-ministro da Rede de Investimento e Exportação (Rediex), Javier Viveros. “Com palestras, estandes, rodadas de negócios e encontros empresariais, PBW vai ser um momento para se olhar e conhecer as oportunidades que o Paraguai oferece, em setores estratégicos de nossa economia”, convidou o dirigente do órgão que é vinculado ao governo federal.
(AI Codetri)