Fundação Cultural de Foz foi o ponto de partida para a construção do legado da FIC na cidade

As atividades marcaram o início dos preparativos para a Convenção Internacional da FIC, que será realizada este ano na cidade

Nesta semana, representantes da Federazione Italiana Cuochi (FIC) – Brasile iniciaram a visita técnica em Foz do Iguaçu. Eles participaram de um walking tour guiado pelo centro histórico da cidade e uma recepção especial na Fundação Cultural. As atividades marcaram o início dos preparativos para a Convenção Internacional da FIC, que será realizada neste ano em Foz.

“Todos os eventos que escolhem Foz como palco deveriam começar por aqui. Conhecer a nossa história logo no primeiro momento dá corpo e profundidade a tudo o que vem depois. Ficamos muito felizes por começar dessa forma. Se cada evento se preocupasse em deixar um legado como a FIC está fazendo, isso refletiria de maneira incrível no futuro de Foz do Iguaçu e de toda a região”, afirmou Giovanna Salvatti Rafagnin, anfitriã da GS8 Experiências e responsável pelo roteiro da comitiva.

Durante o passeio, a comitiva visitou pontos emblemáticos da cidade como o edifício Bartolomeu Mitre, as Casas Trigêmeas, o prédio do Primeiro Banco do Brasil, a Igreja Matriz, a Casa Paroquial, a primeira Câmara de Vereadores, a antiga Prefeitura e o Hotel Cassino. O tour também contou com a presença de Isabel Cristina Pruner, bisneta de Frederico Engel, além de empresários, chefs, guias e profissionais de diferentes setores.

Pela primeira vez, a Fundação Cultural de Foz do Iguaçu abriu suas portas exclusivamente para um evento gastronômico internacional. Para o diretor-presidente da Fundação, Dalmont Benites, “a gastronomia está intrinsecamente ligada à cultura. É em torno das mesas que nos conectamos, criamos vínculos e estabelecemos relações afetivas que nos caracterizam como protagonistas de nossa época”.

O prefeito General Silva e Luna também destacou a iniciativa e disse que “eventos assim reforçam a nossa vocação como cidade polo, catalisadora e fomentadora de projetos icônicos e inovadores, como esse legado gastronômico que poderá ficar arraigado na cultura local”.

Além de fortalecer os laços entre Itália e Brasil, a visita técnica da FIC também abre caminho para a realização da Settimana Italiana em Foz do Iguaçu, um projeto cultural que já começa a ser desenhado e poderá fazer parte do calendário oficial da cidade.

A valorização da história local e o compromisso com a formação de novos profissionais são pontos que diferenciam esta edição da Convenção, e apontam Foz do Iguaçu como forte candidata ao título de Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco, em um próximo edital.

Assessoria de Imprensa PMFI

Acesse o grupo do Almanaque no WhatsApp e fique por dentro das novidades:
https://chat.whatsapp.com/ELP3TNXDfL91rcVxJUFAuw